“Lembrar Natália Correia vinte anos depois da sua morte”

Spread the love

vilhena

A Tertúlia Memória e Literatura, uma organização do BE Poetry, na rua do Corvo n.º 33, em Coimbra, promove mais uma tertúlia, esta noite, às 20H00. A iniciativa servirá para “Lembrar Natália Correia vinte anos depois da sua morte” e conta com a presença do escritor Fernando Dacosta.

Natural da Fajã de Baixo, na ilha açoriana de S. Miguel, Natália Correia foi autora de uma vasta e diversificada obra que inclui ensaios, romances, teatro e poesia, tendo sido eleita como deputada independente à Assembleia da República entre 1979 e 1987, nas listas do PPD/PSD, e, em 1987, do extinto PRD, próximo do então Presidente da República António Ramalho Eanes.

Colaborou em diversas publicações e publicou o primeiro livro de poemas, “Rio de Nuvens”, em 1947.

De reconhecida combatividade política, defensora dos direitos das mulheres, vários dos seus livros foram apreendidos pela Censura.

O seu último combate, contra o Acordo Ortográfico, foi a Frente Nacional para a Defesa da Cultura que fundou em 1992 com, entre outros, José Saramago e Urbano Tavares Rodrigues.

Até ao fim de 2013, as Publicações D. Quixote contam editar a Obra Poética de Natália Correia, disse à Lusa fonte do grupo editorial LeYa.

A entrada na “Tertúlia Memória e Literatura” é livre.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.