Padre afasta catequista que engravida namorada

Posted by

32 FERREIRA PADRE JA  ARQUIVOO pároco de Liceia, Montemor-o-Velho, afastou um jovem catequista de 25 anos das suas funções por este ter engravidado a namorada. Segundo fonte próxima da paróquia confirmou ao DIÁRIO AS BEIRAS, o padre Alberto Conceição, 79 anos, ter-se-á apercebido da gravidez há cerca de duas semanas (a rapariga está grávida há nove meses). De seguida, conversou com o coordenador da catequese sobre o assunto. A mesma fonte contou, ainda, que o sacerdote invocou os fundamentos da lei de Deus para justificar o afastamento e pediu ao responsável do grupo de catequistas que transmitisse a deliberação ao colega. Porém, os catequistas, bem como várias outras pessoas de Liceia, não terão concordado com a medida.

Entretanto, um grupo de paroquianos deslocou-se à residência do pároco, em Ferreira-a-Nova, Figueira da Foz, para tentar demovê-lo da decisão, mas sem obter sucesso. Ao que foi possível apurar, os paroquianos de Liceia estão pois divididos em relação à decisão do padre Alberto Conceição.

 

Ver versão completa na edição impressa

38 Comments

  1. Senhores paroquianos, a mensagens biblica apela em variadas ocasiões à não fornicação, ora fornicação significa relações sexuais fora do matrimónio, por conseguinte o senhor pároco está no direito de afastar o jovem das funções de catequista por, e isto agora é mera interpretação dos dados, uma quetão de exemplo. Mas, e porque existe sempre um mas, o que levou as pessoas da freguesia a não concordarem com a decisão do pároco? Telhados de vidro?

    • Então neste caso temos de recorrer ao aborto? Então neste caso não há perdão para os "malfeitores"? Então neste caso esta criança é obra do diabo e não pode ser baptizada? Então neste caso ficam as crianças da catequese sem o seu mentor? A Igreja deixou-se ultrapassar no tempo e com isso só tem a perder… Se pelo menos tivessem a favor do preservativo, o rapaz ainda podia ser catequista…

    • gostaria pois que me indicassem em que parte da biblia é que está escrito que os homens e mulheres nao podem ter relaçoes a fim de procriar. nasceram voces por alma e obra do espirito santo?? depois poem-se contra esta situaçao porquê? o rapaz negou-se a assumir ou é apenas por n ser casado?? n se apercebem q é por estas e por outras k a comunidade mais jovem se afasta da igreja??? por amor da santa…

    • ò Artolas !!!! E os 2 filhos que este padre tem ??? ( 1 que já morreu infelizmente !!!!) Ai Gomes.. ès e serás um tretas !!!

    • João Tenório says:

      Plenamente de acordo Sr. AMGomes.

      Haja alguém como o Sr.Padre para por a mão na fornicação que por aí vai. E a Bíblia é muito clara a condená-la, à fornicação. Ainda por cima um jovem catequista !

      Foi certamente o diabo que se inflitrou em Liceia.

      E claro, está visto que as pessoas da freguesia que protestaram estão possuídas.

    • AMIGOS E AMIGAS ESTE ANIMAL INRRACIONAL PADRE SABEM O K ELE QUER? ————–TODAS AS PESSOAS DAS DITAS FREGUESIAS ONDE NA QUAL ELE DIZ AS RESPETIVAS MISSAS FOSSEM FAZER UM BAIXO ASSINADO E DE IMEDIATO EXPOLSO FORA DO CONSELHO DA FIGUEIRA DA FOZ. PELO MENOS A 150MIL KM DE DESTANCIA. ——————VEJAO SENHORES FIEIS K ANDA COM AS PESSOAS DO TROMELGO EM TRIBONAL, ,, VAMOS TODOS A ELE AMIGOS

  2. miguel barroso says:

    este é o problema do sr.padre e da igreja católica.

  3. Pois claro!
    Fornicação com a benção da igreja, só a que o governo faz aos portugueses.
    Valha-nos Deus!

    • Mas o que é que tem a ver o ser catequista com o facto de ele ter engravidado a namorada?????Ele até pode ser um bom catequista, que moral têm para acusar seja quem for!!!!!!!!!!!
      Se muitos olhem a sua volta….. Já agora porque é que os padres não podem casar e ter filhos, onde é que isso está escrito??????????
      Por essa razão é que ouvimos certas noticias na televisão sobre os padres!!!!!!!!!!!!

  4. Pois é, Portugal no seu melhor…
    Uma vez mais se confirma que os discursos do clero são p/ inglês ver, e assim se verifica a credibilidade da Igreja em tempos tão dificeis como aqueles que todos atravessamos…
    Já começa a fartar a conversa prosaica destes srs. padres, em que nada tendo contra, contudo, quando deveriam apoiar e estar ao lado da vida do português abolutamente normal, dão estes tiros no pé, tomando estas acções como certas…
    Assim, não se admirem que cada vez mais, ninguém queira ouvir o que a Igreja tem a dizer…

  5. Anónimo Indignado says:

    Ora muito bem fala quem por acaso até é padre e se consta em todas as freguesias da região que este tem duas filhas! Sinceramente!!!

  6. "Olha para o que eu digo, não olhes para o que eu faço!"
    A Conceição

  7. o melhor remedio e nao ir mais a missa

  8. Anónimo Paroquiano says:

    É uma pena que certos párocos não evoluam no tempo. Por essas e por outras a igreja católica está pelo caminho que se vê. Ter relações sexuais antes de casar é pecado ,engravidou e assumiu (com todo a alegria) é pecado,os padres fazem o que podem (e deixam) e isso é o quê? Será uma obrigação ou uma benção?

  9. É uma vergonha autêntica. Sei de fonte segura que o rapaz em questão, sempre frequentou a igreja desde os seus 6 anos, idade em que entrou na catequese. Desde então, já foi acólito durante 11 anos, após terminar os anos de catequese continuou como catequista, tem participado todos os anos na visita pascal, tem feito de tudo para atrair jovens para a igreja. E o que é que o pároco lhe dá em troca? Uma chapada de luva branca. É bom ver que um pároco, que supostamente ensina os bons caminhos na vida, a perdoar ao nosso inimigo, a agradecer o pouco que nos possam dar, não saiba fazer nada disso.
    É como se costuma dizer…"faz o que eu digo, nas faças o que eu faço".

    • Alberto Sousa says:

      O respectivo catequista deveria ele próprio ter-se afastado até ao casamento, ou então é tão falso como a FÉ.que ensina.
      Ass: Alberto Sousa

  10. amigo da freguesia says:

    este padre tem-me desiludido muito ….mete-se em tudo o lado ,atè anda em tribunal com as pessoas do tromelgo ….sinceramemte….jà è hora de fazer alguma coisa .E agora em Liceia , mas quem penssa que è o senhor Padre ? voce està na Igreija para ajudar as pessoas …

  11. Por estas atitudes do padre, Liceia vai ficar sem ninguém a assistir À missa. As pessoas que gostam de ir lá são despachadas e assim vão mesmo ficar sem ninguem. ele engravidou a namorada porque ambos quiseram e como muitos outros casais vão-se casar e batizar a criança.

  12. isso e um padre selvagem isso nao esta escrito em lado nenhum andar com as pessoas em tribunal quanto ao catequista ele devia de estar orgulhoso se ele e bom catequista e se ele aceita a namorada e o filho eles todos tem irmas e ninguem lhe diz que nao deviam viver com mulheres e a pedofilia que entre os padres devia estar calado a fazer o que lhe compete e nao meter-se na vida privada das pessoas vergonhoso ele ja devia estar a guardar os patos jajajjajaja

  13. Há pessoas que vão à missa para serem bonitos, eles iam com gosto. A criança foi feita porque ambos quiseram e só não consigo ver aonde é que eles poderiam prejudicar a igreja ou os meninos a quem eles davam catequese.

  14. Mário Cação says:

    Parece que temos "matéria" suficiente para uma novela! Padre VS Beatério VS Agnósticos

  15. Jovem de Liceia says:

    Só mesmo nesta terriola! Quer dizer o rapazito engravida a namorada é um escandalo agora quando senhoras iam dar a catequese com grandes decotes já não problema nenhum! Este senhor devia de se retirar se bem se sabe os padres deveriam ter abstinencia sexual…. e mais não digo… E mais uma coisa não é assim q vão influenciar os jovens desta terra a frequentar a igreja e sim afasta-los o senhor padre Alberto deveria dar graças adeus por ainda ter alguns jovens que vão voluntariamente todos os domingos à missa!!!!!

    • Quem vai à missa, deveria ir pelas suas convicções e, não para fazer um favor aos padres. Na final das contas, será que o Padre ganha por cada pessoa que frequenta a Igreja? quando se fala de ter um curso, estudar fazer carreiras tudo bem, ninguem reclama nada. Mas nas coisas da fé á sempre desculpas para não viver de acordo com o nosso credo.

  16. é por isso

  17. é por isso mesmo que eu nao frequento a igreja, apesar de ser catolico o padre é o maior pecador de todos

  18. Pepito de Liceia says:

    Olá boa mer….. que esse padre fez.deveria ter vergonha em proceder da maneira que o faz, pois ele é padre e não Juiz.Está na Igreja para ensinar o povo ao bom caminho, e não andar em mexericos . Cá para mim ele está mesmo com ciumes. Se calhar faria o mesmo.
    Agora uma coisa é certa, o pôvo é que não tem os col……. no sítio, senão era de vez. Padre fora da religião.
    Também acrescento aqui, que isto já nã é cristandade é meramente um negócio.
    Se não vejamos : Paga-se para batizar, para casar, para morrer, para rezar missa,terço,,funeral e que mais virá a acontecer ao pobre?
    Força povo de Liceia. Pônham esse animal na rua.

  19. Santa Inqusição says:

    Este senhor, segundo dizem as más linguas(boas) até tem um FILHO. Pelo menos devia era olhar para ele primeiro mas, …. não passa de alguem sem principios. um otár** compléto.
    Tenho pena do filho (do padre) que tem um pai que não pr****.

  20. Ó meu querido padre Alberto, sempre o respeitámos muito e merece muito carinho, mas…nota-se bem que…já está muito cansadinho e precisa do seu merecido descansozinho. Vá para o seu cantinho e deixe em paz o rapazinho que, ao ser um pai responsável, tem todo o direito a ter feito o seu filhinho. Quem dera que toda a juventude seguisse esse caminho!!! Destes exemplos é que nós precisamos. Não temamos o exemplo deste moço! Um abraço aos dois. E, padre Alberto, recue lá na sua errada decisão, peça desculpa ao rapaz e integre-o, de novo no apoio que, voluntariamente, se dispõe a dar à igreja. Mau será quando, um dia, não houver ninguém que o queira fazer!!!

  21. Cristina Coelho says:

    Por essas e outras coisas é que deixei de ir à Igreja à muito tempo. Continuo a falar com Deuz e sou feliz!

  22. Caros Senhores e Senhoras,

    antes de mais é preciso ter presente que a decisão do Sr. Padre, embora questionável à luz da sociedade actual e tendo em conta que estamos no século XXI, está do ponto de vista das normas da Igreja Católica totalmente correcta (podemos é concordar com ela ou não): praticar relações sexuais antes do casamento é, à luz da doutrina da Igreja Católica, considerado pecado e como tal quem o faz está impedido de exercer qualquer função dentro das instituições católicas locais, seja como catequista, ministro da palavra, ministro das exéquias ou simplesmente leitor ou até membro de um Grupo Coral Paroquial, além disso fica também impedido de participar na comunhão. E, segundo me parece, foi esta mesma norma que o Sr. Padre aplicou (e bem, do ponto de vista teórico).

    Posto isto, passo a dar a minha própria opinião: como é óbvio não posso concordar com a decisão! À luz da sociedade actual é uma decisão que não se entende, ainda para mais quando o rapaz em causa assumiu o que fez e, segundo me parece, até tem casamento marcado com a rapariga e tudo. O melhor a fazer seria chamar a atenção do rapaz em questão, fazê-lo entender que procedeu erradamente à luz dos ensinamentos da Igreja Católica e deixá-lo prosseguir o seu trabalho, que pelo que li e sei até era muito bom e bastante proveitoso para a paróquia, e não mandar recado pelo coordenador dos catequistas. Aliás, este tipo de situações só se verifica porque estamos na presença de um padre com uma idade já avançada e que fez o seu percurso quase na totalidade em paróquias rurais; fosse um padre mais novo ou uma paróquia mais urbana e tenho a ideia que o caso não tomaria estas proporções.

    Não foi este, infelizmente, o entendimento do Sr. Padre. Como já disse, não se compreende mas tem de se aceitar porque limitou-se a aplicar as normas. Agora não me parece bem é aproveitarem este facto para denegrir a imagem do Sr. Padre e chamar para aqui outros assuntos que nada têm a ver com este caso, como sejam a pedofilia na Igreja Católica ou o facto de o padre em questão ter ou não filhos. Os padres são seres humanos como todos nós, logo também erram. Comparo um pouco como os médicos que dizem aos doentes que fumar faz mal e que devem deixar de o fazer quanto antes mas quando vamos a ver afinal o sr. doutor até faz uma pausa para o cigarro. Já lá diz o ditado:"Que bem que prega Frei Tomás, faz o que ele diz não faças o que ele faz!"

    A Igreja Católica tem normas erradas? Tem. Está a ficar atrasada naquilo que defende em relação ao que se passa na sociedade? Sem dúvida. Fala a uma só voz? Aqui é que a porca torce ainda mais o rabo! É que se assim fosse então nenhum problema, agora o que se passa é que o que para uns padres é uma infracção às normas e merecedor de uma suspensão de funções (que segundo pude averiguar foi o caso, o catequista em questão foi suspenso até regularizar a questão, leia-se até casar, o catequista não foi expulso), para outros é uma situação normal na sociedade actual e se o acto foi assumido e se estão a seguir os tramites normais então tudo bem.

    Para concluir, que este comentário já vai longo, acho que isto é situação lamentável que não abona nada em favor do Sr. Padre, em particular, e da Igreja Católica, no geral, mas também não fica bem às pessoas que foram a correr colocar a notícia no jornal nem àquelas que foram a casa do Sr. Padre tirar satisfações. Tudo teria sido evitado se tivesse avido uma conversa directa entre o Sr. Padre e o rapaz em questão em vez de se andar a mandar recados.

    Tenho dito!

    • Não é denegrindo a imagem de cada um que se resolve as cisas certo!… Pelo que pode ver o padre Alberto não expulsou o jovem apenas suspendeu enquanto não regulariza-se o seu casamento certo….Pareceme que houve alarido amais, no meu entender o padre Alberto tendo em conta que o jovem sempre foi um bom paroquiano e uma boa ajuda na vida religioza onde hoje são bem poucos os jovens que estão integrados na vida relijiosa, poderia chama-lo em particular e ter uma conversa com ele e tudo poderia ter sido mais simples e menos vergonhoso já lá vaí o tempo em que se dizia com ferros morres com ferros matas por amor de Deud

  23. Para já é de louvar alguém que, (ainda neste tempo miserável em que temos governantes do mais corrupto que existe e uma igreja que é do mais hipócrita que existe) queira ter um filho…é de louvar!! Sr Padre Alberto…lembro-me muito bem de si, nos áureos tempos em que me dava uma disciplina de moral em Montemor-o-Velho na década 70/80…Lollllllll que moral tem o sr…sinceramente!!!Sempre me lembro de si a olhar para as pernocas das meninas novinhas que por lá passavam de mini-saia…Veja lá se atina, pois vocês são a raça mais hipócrita que existe, se formos julgar todas as notícias que passam na TV Juízinho e reforme-se porque já mamou o que tinha a "mamar"um pastor que não consegue recolher uma ovelha tresmalhada…não é pastor!!!E já agora deixo um conselho a todos os srs "Gomes e outros" que passam a vida com a mão no peito, que não olhem para as pernas das que passam, porque isso é pecado!!!olhar só para as mulheres que têm em casa, se não ardem no inferno!!!Santa hipócrisia…é de cortar os pulsos LOlllllllllll.

  24. João Tenório says:

    Muitíssimo bem feito ! É assim mesmo ! Para Exemplo!

    Quem engravida a namorada desta maneira poderia muito bem engravidar logo a seguir a mulher do padre.

    Rua com ele e muito bem!

  25. Vitor do O says:

    Entretanto, padres que andam a comer meninos são protegidos pela igreja…

  26. Muito fala quem não é gago!!!!!!! mas a verdade é que ninguem fez nada para ajudar antes pelo contrário, resolver o que estava errado ninguem fez é muito fácil falar deitar abaixo, mas faser algo para que seja evitado, cenas destas não se fáz no meu entender, não acho correto o que fez o padre Alberto, mas não aprovo o que os paroquianos fizeram ! o que eu analisei o jovem não foi expulso , apenas foi retirado das suas funções enquanto não for celebrado o casamento certo, ora no meu entender teria sido mais justo que houve-se um gropo amigo do jovem que reuni-se com o padre Alberto e lhe fise-se ver que não era por terceiros , mas sim uma reunião com o jovem e por os pontos nos ís!..resolver as coizas sem escandalos pois o escanda-lo não resolve nada evi tanto comentário acerca do abandono da igreja e no meu entender foi o que os paroquianos fizeram,por amor de Deus

  27. PADRE ALBERTO ——————————-RUA COM ELE ,, FOI O MAIOR PECADOR K VEIO PARA A NOSSA FREGUESIA DE FERREIRA-A-NOVA ——————— GENTE BOA DA RESPETIVAS FREGUESIAS VAMOS TODOS EM PESO FASER UMA MANIFESTAçAO PRO METER FORA DAKI……….FORA COM ESTE ANIMAL JÀÀÀÀÀÀÀÀÀÀÀÀÀÀÀÀÀÀÀÀÀ.

  28. Tenham dó!! Cada 1 á sua maneira!! Deus não vos conhece.

    Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus?
    Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.
    1 Coríntios 6:9-10
    Leiam a biblia!

  29. E pais que comem seus meninos, são canibais.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*