Opinião – Reformas à mr. Bean

Posted by
Spread the love

 

 

Santana-Maia Leonardo

 

Portugal prepara-se para levar em cabo mais duas grandes reformas estruturais absolutamente essenciais para o nosso futuro: a reforma autárquica e a reforma da lei eleitoral autárquica.

Toda a gente reconhece a urgência destas duas reformas. A reforma autárquica, tendo em conta o enorme desperdício de recursos por falta de dimensão dos municípios. A reforma da lei eleitoral, tendo em conta que actual lei gerou um caciquismo absolutamente intolerável, corrupto, doentio e asfixiante de qualquer actividade que escape ao seu controlo.

Acontece que, quando olhamos para o sentido das duas reformas que aí vêm, à semelhança do que aconteceu com o célebre Pacto da Justiça e a Reforma da Educação do Roberto Carneiro, só nos vem à cabeça a imagem do Mr. Bean quando entrou em sua casa e vê um quadro torto. Ou seja, em vez de endireitar esse quadro, resolveu entortar todos os outros que estavam direitos.

As nossas reformas estruturais também têm sempre o dedo do Mr. Bean. Em vez de se corrigir o que está mal, corrige-se o que está bem. E, mais uma vez, as duas novas reformas anunciadas não fogem à regra: na reforma autárquica, mexe-se nas freguesias, em vez de se mexer nos municípios; na lei eleitoral autárquica, reforçam-se os poderes do presidente da câmara.

Senhores governantes e senhores deputados, para bem de Portugal e da nossa saúde mental, façam o favor de seguir o conselho deste vosso amigo alentejano: quando tiverem um grande vontade de legislar, sentem-se numa cadeira e esperem que a vontade passe.

 

One Comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.