Cantinas da Universidade de Coimbra voltam a abrir ao fim de semana

Spread the love

A Universidade de Coimbra (UC) recomeça hoje a servir refeições ao fim de semana numa das suas cantinas, uma decisão que surge na sequência de protestos dos estudantes contra a suspensão do funcionamento deste serviço.

O estabelecimento vulgarmente conhecido por ‘Cantinas Amarelas’, na Alta da cidade, junto à Associação Académica (AAC) e ao Pólo I da Universidade, é o restaurante dos Serviços de Acção Social da instituição (SASUC), que passará a servir também as refeições ao sábado e domingo,já que se mantém em funcionamento nos restantes dias da semana, adiantou à agência Lusa a administradora dos SASUC, Regina Bento.

A decisão, anunciada pelo reitor da UC, João Gabriel Silva, em abril passado, surge na sequência de protestos dos estudantes – designadamente, com a ocupação de uma cantina, nos dias 10 e 11 de março – contra a suspensão, no início deste ano letivo, do funcionamento das cantinas universitárias ao fim de semana.

A opção pela recuperação da prestação do serviço de refeições ao sábado e domingo apenas nesta cantina deve-se ao facto de o sistema de rotatividade entre os diferentes restaurantes dos SASUC se ter revelado pouco eficaz.

Os estudantes “nem sempre sabiam qual era a cantina em funcionamento” ao sábado e domingo, circunstância que explicava, em boa medida, o baixo índice de procura, afirmou Regina Bento.

Esta circunstância agravava-se quando o estabelecimento aberto se situava fora da área do Pólo I, acrescentou a responsável, explicando a opção pelo fim da rotatividade e pela escolha de uma cantina localizada no centro da cidade.

“A reposição do serviço de refeições” ao fim de semana está, no entanto, “associada a outras decisões de alguma racionalidade”, no sentido de “tornar os SASUC sustentáveis”, sublinhou aquela responsável.

Entre essas medidas, a administradora dos SASUC adiantou que está a ser estudado “o encerramento de uma ou duas cantinas no Pólo I” da UC, onde “não há necessidade de tanta oferta”, já que esta área mantém os mesmos estabelecimentos que possuia antes de terem sido criadas cantinas nos pólos II e II.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.