Sondagens petrolíferas entre Mira e S. Martinho do Porto restringem pesca

Spread the love

DR

A pesca está restrita na costa portuguesa, numa zona entre Mira e São Martinho do Porto, devido a sondagens sísmicas com recurso a uma embarcação especializada que a empresa petrolífera Mohave Oil & Gas está a realizar.

As restrições constam de uma portaria do Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, publicada a 15 de julho em Diário da Republica e que vigora por 60 dias, cerca de dois meses.

“Considerando a necessidade de assegurar as condições adequadas à realização destas atividades de prospeção no mar territorial, torna-se indispensável, a título excepcional, restringir o exercício da pesca por um período máximo de 60 dias, com início em 16 de julho de 2011”, lê-se no documento.

De acordo com o comandante do Porto da Figueira da Foz, Rui Amado, actualmente, a zona restrita vai desde Mira a São Martinho do Porto, uma das três áreas envolvidas na operação.

Outra área, mais a oeste, já viu as restrições serem levantadas e quando os trabalhos na atual terminarem começam numa faixa com uma área menor, entre Quiaios (Figueira da Foz) e a Nazaré, mas mais perto da costa.

A embarcação envolvida nos trabalhos reboca cabos submergidos com seis quilómetros de comprimento por um de largura e demora cerca de 12 horas a cumprir “uma fiada” do percurso de sul para norte ou vice-versa.

“Há restrições à pesca”, explicou hoje Rui Amado, adiantando que as restrições abrangem redes de cerco e de emalhar mas não outras artes de pesca que, pelas suas características, ficam no fundo do mar.

A navegação de barcos de recreio e outras embarcações está autorizada “com o resguardo necessário à operação”, já que o navio de prospecção “tem capacidade de manobra reduzida”, disse.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.