Festival de ‘skate downhill’ leva mais de cem atletas a Oliveira do Hospital
Evento decorre nos dias 23 e 24 de maio | Fotografia: DR
Mais de uma centena de atletas de 14 países são esperados na quinta edição do Alva Skate Fest, prova internacional de ‘skate downhill’ que vai decorrer nos dias 23 e 24 de maio, em Oliveira do Hospital.
Para além da componente competitiva, o evento “mantém o espírito que o caracteriza desde a primeira edição: um encontro da comunidade ‘downhill’, onde atletas, equipas e público partilham experiências, promovendo o convívio e a valorização do território”, afirmou hoje a Câmara de Oliveira do Hospital, num comunicado enviado à agência Lusa.
O Alva Skate Fest vai decorrer entre a Estrada Nacional (EN) 17 e o vale do Alva, num percurso com mais de dois quilómetros de extensão, conhecido “pelas curvas vertiginosas e uma inclinação média de 8%, num cenário natural com vistas para o rio Alva e as serras do Açor e da Estrela”.
Adira aqui ao canal de WhatsApp do DIÁRIO AS BEIRAS
De acordo com a autarquia, as inscrições “esgotaram em apenas dez dias, tendo sido posteriormente abertas mais dez vagas para permitir a participação de atletas do top 10 europeu”.
Ao todo, estarão presentes 119 participantes provenientes de 14 países, com destaque para Espanha, Portugal, Itália, Estados Unidos, Suíça e Alemanha.
“Nesta edição, o nível da competição e da adrenalina volta a ser elevado, com desafios de time trial e corridas lado a lado, numa experiência enriquecedora tanto para os atletas como para o público, que pode assistir às descidas gratuitamente, em pontos estratégicos colocados ao longo do percurso”, acrescentou aquele município do interior do distrito de Coimbra.
O presidente da Câmara de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, referiu que a iniciativa “tem vindo a crescer de forma pensada” e assume-se já como um evento “único, diferenciador e inimitável”, com visitantes de todo o mundo.
Já o vereador com o pelouro da Atividade Física e Lazer, Bruno Miranda, salientou a convicção de que, este ano, vão voltar a “oferecer uma experiência inesquecível aos atletas e a quem vai estar a assistir”.
O Alva Skate Fest é um festival dedicado ao ‘skate downhill’, modalidade desportiva que consiste em descer estradas alcatroadas a alta velocidade, e integra os circuitos nacionais e internacionais das modalidades de ‘skate downhill’, ‘Inline’, ‘Street Luge’ e ‘Trikes’.
“Em 2026, o evento ganha ainda maior dimensão ao integrar o calendário do Eurotour, como a segunda prova oficial da competição europeia, contando para o respetivo ‘ranking’, e ao incluir também provas do Circuito Nacional da Portugal LongSkate”, notou a autarquia.
O Alva Skate Fest é organizado pelo Portugal LongSkate, em parceria com o município de Oliveira do Hospital, a União de Freguesias de Penalva de Alva e São Sebastião da Feira e as Aldeias do Xisto.
O evento tem os apoios, entre outros, da ADI – Associação de Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital, EPTOLIVA, Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, Red Bull, VitalFisio, AlvaValley Hotel, Be Alva – Love Nature, Olhar Sobre o Alva – Turismo Rural e Sabore, BusWay Região de Coimbra e Região Metropolitana de Coimbra.

