Coimbra: Força Aérea Portuguesa testa heliportos da ULS

A Força Aérea Portuguesa (FAP) tem realizado, nas últimas semanas, operações de reconhecimento nos três heliportos da ULS de Coimbra: Polo HUC, Hospital Geral (Covões) e Hospital Pediátrico. Estas operações visam testar a capacidade de resposta dos meios aéreos militares para situações de emergência médica.
Contudo, a ULS está ainda a aguardar autorização da Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) para poder receber doentes helitransportados.
Para obterem luz verde, os três heliportos têm de passar uma série de critérios de qualidade e de segurança, como “a identificação de obstáculos e a eventual necessidade de rever canais de aproximação e descolagem”.
Ao DIÁRIO AS BEIRAS, a ULS de Coimbra adiantou que o processo de legalização das infraestruturas foi submetido em janeiro de 2025 na ANAC, “aguardando-se o respetivo desenvolvimento, no âmbito desse processo”.
“Até à data, a ULS Coimbra não recebeu qualquer resposta ao pedido de autorização para a operação de voos de emergência médica para nenhum dos heliportos da ULS de Coimbra”, acrescenta.
Pode ler a notícia completa na edição impressa e digital do dia 12/08/2025 do DIÁRIO AS BEIRAS