Contagem decrescente para as meias-finais da Taça de Portugal de futebol

Spread the love

Os “outsiders”Académico de Viseu e Famalicão – que nunca disputaram a final da Taça de Portugal de futebol – vão tentar fazer história e procurar contrariar o poderio dos favoritos Benfica e FC Porto na primeira ronda das meias-finais da prova “rainha” que se realiza depois de amanhã, terça-feira, 4 de fevereiro.

Os viseenses, em 6.º lugar da II Liga e após uma derrota por 2-0 em Coimbra frente à Académica, na quinta-feira passada, recebem,  às 20H45 de terça-feira, o FC Porto. O Académico de Viseu, único representante da II Liga ainda em prova, está pela primeira vez nas meias-finais da Taça de Portugal, depois de ter superado o também surpreendente Canelas 2010 (1-0), do Campeonato de Portugal, na ronda transata.

Por seu lado, vencedores da competição em 16 ocasiões e finalistas da edição anterior, os portistas, que no sábado golearam em casa do Vitória de Setúbal por 4-0, não erguem o troféu há quase uma década, desde 2010/11, na altura sob o comando de André Villas-Boas, sendo que neste período perderam as finais de 2015/16, com o Sporting de Braga, e 2018/19, com o Sporting.

No outro jogo de depois de amanhã, os famalicenses, que têm sido uma das sensações da I Liga,  deslocam-se ao Estádio da Luz, a partir das 19H15, na primeira mão das “meias”.

Sem qualquer final da Taça de Portugal no currículo, o Famalicão está pela 2.ª vez nesta fase da competição, 75 anos depois de ter sido eliminado pelo Sporting, na temporada 1945/46.

Pela frente, o conjunto de Vila Nova de Famalicão terá o recordista de troféus Benfica (26), que na sexta-feira passada recebeu e bateu, por 3-2, o Belenenses para a Liga.

Os jogos da segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal estão agendados para 11 e 12 de fevereiro.

As “águias”, que estiveram pela última vez no Jamor em 2016/17, vão tentar tirar partido do “fator casa” para se adiantarem na eliminatória, no arranque de um mês de fevereiro frenético, que ainda inclui a eliminatória da Liga Europa, com o Shakhtar Donetsk, e clássico com o FC Porto, para a I Liga.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.