UC apresenta plataforma digital internacional financiada com 5,6 milhões de euros

Posted by
Spread the love

A Universidade de Coimbra apresenta o projeto internacional TRIPLE – uma plataforma digital única – que obteve financiamento europeu de 5,6 milhões de euros na segunda feira, dia 15, às 16H00, na Biblioteca Joanina.

O projeto TRIPLE promovido em consórcio internacional e co-liderado pela UC “tem um cariz absolutamente pioneiro, visando o desenvolvimento e implementação de uma plataforma digital única – multidisciplinar e multilinguística – de transmissão do conhecimento”, segundo nota da UC enviada ao Diário As Beiras.

Durante o evento que conta com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, estará exposta, pela primeira vez desde 2013, a 1ª. edição d’Os Lusíadas, de Luís Vaz de Camões, que é parte do espólio da Biblioteca Joanina e está habitualmente guardada na Casa-Forte da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra.

“A obra (de 1572) e o local do evento simbolizam a ousadia e inovação dos tempos antigos – com Coimbra e Portugal na vanguarda da partilha do conhecimento – que a nova plataforma digital pretende replicar em novos contextos”, explica a UC na mesma nota.

A plataforma digital única é financiada no âmbito do Programa-Quadro Comunitário Horizonte 2020.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.