Multa de 34.430 euros para o Benfica devido a insultos ao FC Porto na BTV

Posted by
Spread the love

SAPO Desporto

O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) aplicou uma multa ao Benfica, no valor de 34.430 euros, pela narrações na televisão do clube, julgadas insultuosos para com o FC Porto.

A decisão foi revelada através do comunicado oficial n.º 276 do CD, divulgado na passada terça-feira. Na base da sanção estão  declarações do narrador da BTV, Valdemar Duarte, durante a transmissão do relato, no encontro entre o Benfica e F. C. Porto, das meias-finais da Taça da Liga (encontro disputado a 22 de janeiro de 2019, no Estádio Municipal de Braga – vitória da equipa de Sérgio Conceição por 1-3).

Durante a narração, Valdemar Duarte associou, de forma direta, termos como “corja”, “bandidos”, “mafiosos” ou “gentalha” à equipa portista. A queixa foi apresentada pelo FC Porto e por Luís Gonçalves, diretor-geral dos dragões, que durante a referida transmissão também foi alvo de insultos. Entretanto, Valdemar Duarte publicou um artigo no jornal do Benfica, no qual apresentou um pedido de desculpas.
Benfica e FC Porto sancionados por encontros anteriores
Também no comunicado oficial n.º 276 do CD, são aplicadas multas relativas a outros encontros. O Benfica foi multado em 7.650 euros devido ao jogo em Santa Maria da Feira, com o Feirense, no passado dia 7 de abril (vitória encarnada por 4-1). O FC Porto viu também confirmada uma sanção no valor de 1.143 euros relacionada com o jogo diante do Desp. Chaves, partida a contar para a  Taça da Liga disputada a 14 de setembro de 2018 (empate, 1-1, no Estádio Do Dragão na 1.ª jornada do grupo C). Estas multas não são passíveis de recurso.
As sanções para dois clubes continuam. A formação azul e branca tem ainda de pagar duas multas, no valor de 1.434 euros e 957 euros, respetivamente, devido a comportamento incorreto do público no encontro diante do Santa Clara (30.ª jornada da 1.ª Liga – vitória do FC Porto por 1-0). O Benfica também foi punido devido ao comportamento dos seus adeptos no jogo da 33.ª jornada da 1.ª Liga, em Vila do Conde, diante do Rio, disputado no passado dia 12 de maio (vitória encarnada por 2-3). O clube lisboeta recebeu quatro multas no valor de 5.259 euros e 7.650 euros, respetivamente. Os clubes ainda podem recorrer destas sanções.
Clássico no Dragão 
O clássico da última jornada da 1.ª Liga (34.ª) entre FC Porto e Sporting, disputado no Estádio do Dragão no passado sábado, 18 de maio (vitória do FC Porto por 2-1), valeu aos dois clubes multas por parte do CD da FPF. A formação azul e branca viu o seu treinador, Sérgio Conceição, ser sancionado com uma coima de 287 euros devido à não utilização da braçadeira de treinador durante a 2.ª parte. O técnico viu também ser-lhe instaurado um processo disciplinar na sequência dos incidentes entre o técnico portista e Renan, guarda-redes do Sporting.
O Sporting também foi punido com uma multa de 612 euros devido ao facto devido ao atraso de quatro minutos, no início da 2.ª parte.
Briosa com processo disciplinar
No comunicado n.º 276, também a Académica é um dos clubes que constam na lista de castigos aplicados. O CD da FPF instaurou um processo disciplinar à Briosa relacionado com o jogo da 33.ª jornada da 2.ª Liga frente ao Sp. Covilhã. O encontro, que decorreu no Estádio Cidade de Coimbra, terminou com o triunfo da equipa serrana por 0-2.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.