Venda de Audi A8 ajuda na compra de dois autocarros
Os Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) vão ser os principais beneficiários da verba arrecadada com a venda do Audi A8 – adquirido pelo anterior executivo. A viatura foi adquirida em 2018 pelo anterior presidente da câmara Manuel Machado e era usada para a deslocação do autarca quando se encontrava ao serviço do município e da presidência da Associação Nacional de Municípios Portugueses.
O novo proprietário da viatura – com matrícula de janeiro de 2017 e 156 mil quilómetros percorridos – é um empresário do setor automóvel da zona de Viseu, tendo feito o lanço mais alto da hasta pública realizada ontem de manhã. Ao todo, este empresário – que admitiu aos jornalistas presentes já ter pretendente para o veículo – tem de pagar o valor de 41.800 euros no prazo de 10 dias. “Trata-se de um processo simples”, afirmou ao DIÁRIO AS BEIRAS um dos responsáveis pelo departamento financeiro da autarquia.
Na sessão pública, inscreveram-se cinco pessoas, mas apenas três deles subiram a licitação que começou em 34.800 e acabou sete mil euros depois.
Dois autocarros para a frota dos SMTUC
Pouco tempo depois da hasta pública, o município emitiu uma nota onde refere que “face às dificuldades económicas que os SMTUC enfrentam, o executivo decidiu canalizar o valor da venda do Audi para a compra de dois autocarros que irão reforçar a frota dos transportes municipais”.
A renovação da frota dos SMUTUC afigura-se “como um dos objetivos estratégicos centrais à ação deste executivo, tal como está plasmado no Orçamento e Grandes Opções do Plano dos SMTUC para 2022”. “Esta é a forma como consideramos que os autarcas devem honrar o serviço público, colocando sempre em primeiro lugar os interesses e as necessidades das populações e evitando manifestações e despesas de desnecessário luxo”, afirmou o presidente da câmara, José Manuel Silva.
Na mesma nota, o município refere que o investimento nos SMTUC “tem sido uma das apostas da atual gestão camarária”. “Já em dezembro, face ao evoluir da pandemia da covid-19, a Câmara Municipal de Coimbra decidiu cancelar a tradicional festa de fim de ano, apostando num evento online, sendo que o montante previsto para o habitual “formato rua” foi canalizado diretamente para os transportes públicos municipais”, frisou.