Santo António foi um homem com uma fé insuperável
O Bispo de Coimbra salientou ontem a importância da mensagem de Santo António nos nossos dias. Em declarações ao DIÁRIO AS BEIRAS, após a celebração do Dia de Santo António na Igreja de Santo António dos Olivais, o prelado reconheceu que estamos perante uma “figura muito grande” da Igreja. “Tem aspetos que nós não conhecemos tão bem ou que não valorizamos”, afirmou, esperando desta forma que a situação se inverta.
D. Virgílio Antunes fez questão de lembrar que não estamos perante “um super-homem ou um ser que veio de outro planeta” para divulgar a sua mensagem, mas sim uma pessoa que nasceu num meio humilde “com as dificuldades próprias daquela época”. Mesmo assim, foi “um homem que assumiu a vida com entusiasmo e uma fé que supera tudo aquilo que se sabe dele”.
Ontem, na Igreja de Santo António dos Olivais, o bispo teve oportunidade de voltar a cumprir a tradição da benção dos Pães de Santo António que, no final da celebração eucarística, foram oferecidos aos fiéis que marcaram presença naquele espaço religioso. Uma tradição que remonta ao período pós-falecimento do santo que deu início a uma cadeia de solidariedade junto dos mais pobres e que é mais um sinal da importância da mensagem deste santo. “O pão está intimamente associado à eucaristia e, sobretudo, aos pobres e às necessidades.
Toda a informação na edição impressa e digital de hoje, 14 de junho, do DIÁRIO AS BEIRAS