diario as beiras
Coimbra

Rega da Oliveira SNS assinalou 46 anos da “melhor construção da Revolução de Abril”

16 de setembro às 10 h18
0 comentário(s)
DB - Pedro Filipe Ramos

Lei N.º56/79, de 15 de setembro de 1979, artigo 1.º. “É criado, no âmbito do Ministério dos Assuntos Sociais, o Serviço Nacional de Saúde (SNS), pelo qual o Estado assegura o direito à proteção da saúde, nos termos da Constituição”. 46 anos passaram desde a criação da “maior e melhor construção da Revolução de Abril”, como referiu o presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM), Manuel Teixeira Veríssimo.

Ontem, o Parque Verde do Mondego e o Pavilhão Centro de Portugal voltaram a acolher as comemorações do aniversário do SNS, em Coimbra, num momento simbólico que recordou dois nomes marcantes na criação e operacionalização do serviço, António Arnaut e Mário Mendes. “Não podemos deixar de recordar o papel fundamental que dois ilustres conimbricenses tiveram na sua criação: O Dr. António Arnaut, que o criou, por isso chamado “pai do SNS”, e o Professor Mário Mendes, que o operacionalizou”, recordou o presidente da SRCOM.

Antes da cerimónia formal, decorreu a Rega da Oliveira SNS, momento simbólico que começou a 15 de setembro de 2009, por iniciativa da Liga dos Amigos dos Hospitais da Universidade de Coimbra (LAHUC) e da Liga dos Amigos do Hospital dos Covões (já extinta). Desde 2014, a SCROM associou-se à cerimónia. “Estamos a cumprir uma promessa que fizemos ao Dr. António Arnaut em 2017, a última vez que nos acompanhou nesta cerimónia. Esta não é uma oliveira qualquer, é a Oliveira do SNS e todos os anos tem que ser regada”, reiterou a presidente da LAHUC, Isabel Carvalho Garcia.

Ler notícia completa na edição de hoje do DIÁRIO AS BEIRAS

Autoria de:

Emanuel Pereira

Deixe o seu Comentário

O seu email não vai ser publicado. Os requisitos obrigatórios estão identificados com (*).


Últimas

Coimbra