Opinião: “Akwabaa”
Lê-se “áquábá” e significa bem-vindo, num dos idiomas mais falados no Gana, o Twi.
Seja, então, bem-vindo a um espaço que pretende trazer uma perspetiva de como se vive e como se vê o mundo, a partir de um pequeno país da Costa Ocidental Africana, o Gana.
Qual DJ que lança o “hit” do momento, mal abre a pista de dança, também eu começarei por abordar uma temática que é uma paixão da maioria dos seres humanos: o tempo.
Como é o clima no Gana? Ora aí está um ótimo desbloqueador de conversas, sempre útil nas primeiras interações, como é o caso.
O clima é, claramente, um dos grandes atrativos do Gana. Com uma temperatura média anual de 30ºC, existem, basicamente, 2 estações: a época de chuvas (rainy season) e a época seca (“dry season”). Na capital, Acra, a época das chuvas vai de Maio até Novembro, variando este intervalo temporal nas restantes zonas do País. Outro fenómeno climatérico digno de realce e que decorre entre Novembro e Março é o “Harmattan”: poeiras vindas do deserto do Saara cobrem totalmente o céu e, por conseguinte, o sol.
Este fenómeno, desconhecido para muitos, tem ocorrido também ocasionalmente em Portugal.
Perguntam-me, recorrentemente, se há Inverno no Gana. Não há Inverno. Posso afirmar que nunca vesti um casaco nos 4 anos que levo no Gana. Um clima que torna a vida mais fácil e mais leve a todos os níveis, desde que se tenha ar condicionado. Infelizmente, não é o que acontece com a totalidade da população local.
No meu primeiro ano no Gana, andei quase sempre constipado ou engripado. A explicação é simples: os Ganeses não conhecem outra temperatura para o Ar Condicionado que não seja a mínima,16ºC. Nem 25ºC, nem 20ºC, nem 18ºC. Nada disso. Mínima temperatura e maior fluxo de ar possível.
No início, ao contactar com este clima (calor e humidade), a reação normal do corpo é estar constantemente transpirado, com a roupa colada. Quando se vem do exterior para o interior o choque térmico é tal que parece estarmos a usufruir de uma sauna finlandesa sem a termos pedido. Demorei cerca de um ano a habituar-me a este clima e hoje em dia sinto-me bem mais confortável com o clima Ganês do que com o Português.