Oito milhões de euros para requalificar EN344 na Pampilhosa da Serra
A empresa pública Infraestruturas de Portugal (IP) lançou hoje o concurso da primeira fase de beneficiação da Estrada Nacional 344, na Pampilhosa da Serra, distrito de Coimbra.
A intervenção, que tem um preço base de oito milhões de euros, pretende efetuar uma “requalificação para promover a alteração das características geométricas da estrada, de modo a melhorar as condições de circulação e os índices de segurança rodoviária”.
“É um dia histórico, porque se trata de uma reivindicação com anos. Não pedimos nada de extraordinário – não foi um itinerário complementar ou uma autoestrada –, mas apenas a requalificação de uma estrada de serra, com a sinuosidade que lhe é inerente”, disse hoje à agência Lusa o presidente da Câmara da Pampilhosa, Jorge Custódio.
O autarca salientou que se trata do principal acesso à vila da Pampilhosa da Serra, fazendo a ligação ao Itinerário Complementar 8 e à Autoestrada 13, que dá acesso para Coimbra, sede do distrito.
“Esta é ainda a primeira fase, ficando a faltar uma segunda”, disse Jorge Custódio, referindo que esta primeira intervenção incide “na parte pior” da via, numa extensão de quase oito quilómetros, entre o cruzamento de acesso a Oleiros e a Pampilhosa.
Segundo Jorge Custódio, a intenção do município é “ir à luta com o novo Governo” para negociar o projeto da segunda fase, entre o alto da Maria Gomes e o cruzamento de Alvares, numa extensão de cerca de 12 quilómetros, “mas mais fácil de executar”.
A obra de requalificação da EN 344 tem um prazo de execução previsto de 420 dias, de acordo com o anúncio publicado hoje em Diário da República.
O prazo para a entrega das propostas termina no 33.º dia a contar de 16 de março.