diario as beiras
CoimbraGeral

Município de Coimbra recoloca escultura no Arco de Almedina

01 de dezembro às 12h14
0 comentário(s)

A Câmara Municipal de Coimbra recoloca amanhã a escultura “Almedina”, popularmente designada como “Guitarra e Coimbra”, no Arco de Almedina. A reposição está marcada para as 10H00.
A cerimónia irá contar com a presença do presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, e do presidente da União das Freguesias de Coimbra, João Francisco Campos.
Recorde-se que a estátua foi retirada do local em julho de 2020, ainda pelo executivo camarário liderado pelo socialista Manuel Machado.
Na altura, a câmara expressou a intenção de “deslocalizar a escultura” evocativa da Canção de Coimbra para a zona onde se encontrava a escultura da tricana, passando esta última para o largo da Sé Velha, assim que estivessem concluídas as obras de reabilitação e valorização daquela zona urbana (classificada como Património da Humanidade da UNESCO).”
Um plano que, de acordo com a autarquia liderada por Manuel Machado, terá sido “desenvolvido em articulação com o escultor Celestino Alves André, tendo merecido a sua concordância”.
A atitude mereceu o repúdio do presidente da União das Freguesias de Coimbra, João Francisco Campos, que veio a público dizer que não aceitava que pegassem na escultura da Tricana, “paga pelas gentes de Almedina, e a levassem para outro local”.
Na origem da retirada da estátua evocativa da Canção de Coimbra estaria, de acordo com a UFC, a abertura do Centro de Arte Contemporânea.

Toda a informação na edição impressa e digital de hoje, 1 de dezembro, do DIÁRIO AS BEIRAS

Autoria de:

Deixe o seu Comentário

O seu email não vai ser publicado. Os requisitos obrigatórios estão identificados com (*).


Coimbra

Geral