diario as beiras
GeralLousã

Município da Lousã inaugura no dia 25 obras de meio milhão de euros

19 de abril às 12h37
0 comentário(s)

A Câmara Municipal da Lousã anunciou hoje que vai inaugurar, na próxima semana, o Centro Oficial de Recolha Animal e o Ecocentro Municipal, duas obras cujo investimento se aproxima do meio milhão de euros.

“A entrada em funcionamento destes dois novos equipamentos representa a concretização de dois objetivos importantes para o concelho”, considerou o presidente da Câmara Municipal da Lousã, Luís Antunes.

A inauguração do Centro Oficial de Recolha Animal e do Ecocentro Municipal, situados na Zona Industrial do Alto do Padrão, está marcada para o dia 25.

Sobre o Centro de Recolha Oficial Animal, Luís Antunes destacou que a autarquia da Lousã tem dado “uma crescente importância à proteção e bem-estar animal, comprovada pelas diversas atividades que realiza através dos serviços municipais, mas também pelo apoio contínuo que tem prestado à Associação Louzanimales”.

“A entrada em funcionamento deste equipamento irá permitir uma melhoria sustentada nesta área e por isso se justifica ainda mais a colaboração com esta importante associação do concelho”, apontou.

O Centro de Recolha Oficial Animal, financiado e construído pela autarquia da Lousã, teve o seu início com um projeto vencedor do Orçamento Participativo Municipal.

O investimento, de cerca de 200 mil euros acrescidos de IVA, incidiu em dois edifícios e inclui uma sala multiespécies, gatil, maternidade, sala de quarentena e 14 boxes.

Na nota de imprensa enviada aos jornalistas, vem ainda referido que o Município da Lousã já vinha investindo anualmente “10 mil euros no bem-estar animal, a que se junta o protocolo recentemente assinado com a Associação Louzanimales, no valor de 2.500 euros”.

Já sobre o Ecocentro Municipal, cujo investimento rondou os 250 mil euros acrescidos de IVA, a Câmara realçou que a estrutura irá “assumir-se como um equipamento relevante para a sustentabilidade ambiental, mais concretamente para a recolha e seleção de resíduos urbanos recicláveis, bem como para a educação sobre sustentabilidade ambiental e reciclagem”.

Vai funcionar de terça-feira a sábado, recebendo gratuitamente o depósito de resíduos variados provenientes de particulares (consumidores domésticos), com exceção de materiais de construção e demolição, a partir de 1m3.

“É mais um passo concreto que damos no presente, para garantir o futuro de todos, especialmente das próximas gerações”, sustentou o presidente da Câmara Municipal da Lousã.

De acordo com o autarca, a Lousã tem tradição e provas dadas na área da sustentabilidade ambiental, “como comprovam as distinções recebidas ao longo dos anos, nomeadamente no programa ECOXXI”.

“Tem agora um equipamento que vai permitir ter ainda melhores práticas na gestão de resíduos e reciclagem, trazendo melhorias substanciais para o ambiente”, concluiu.

Autoria de:

Deixe o seu Comentário

O seu email não vai ser publicado. Os requisitos obrigatórios estão identificados com (*).


Geral

Lousã