diario as beiras
CoimbraGeral

Mecenas ajuda UC a renovar oficina de restauro de livros

19 de janeiro às 11h18
0 comentário(s)

DB-|e| David Ferreira

A Universidade de Coimbra (UC) inaugurou ontem a oficina de conservação e restauro de livros depois da sua reestruturação. O espaço aumentou em duas salas e foram adquiridos novos equipamentos graças à Fundação Engenheiro António de Almeida.
Num discurso emotivo e de apreço pela importância dos livros e da palavra, o diretor da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, João Gouveia Monteiro, classificou este passo como uma ode aos livros. “A reabilitação deste espaço é um hino ao livro e à palavra escrita”, assumiu.
A oficina de conservação e restauro vai permitir que a UC restaure não só os livros históricos e antigos da Biblioteca Joanina como também os livros mais recentes e utilizados por docentes e alunos.
A Fundação Engenheiro António de Almeida, na presidência de Augusto Aguiar Branco, financiou na totalidade este restauro. O vice-reitor da UC, Delfim Leão, enalteceu o apoio dado pela Fundação. “Num país em que não há a cultura de mecenato, tenho que agradecer o contributo constante da fundação”, agradeceu.
A diretora do arquivo da UC, Cristina Freitas, realçou a importância desta iniciativa numa altura em que o digital tem cada vez mais preponderância. “Numa fase em que cada
vez se lê mais pelos meios digitais, é necessário que continuemos a conservar os livros”, disse.

Pode ler a notícia completa na edição impressa e digital do DIÁRIO AS BEIRAS

 

Autoria de:

Deixe o seu Comentário

O seu email não vai ser publicado. Os requisitos obrigatórios estão identificados com (*).


Coimbra

Geral