Há quatro casos de sarampo na região Centro
Há quatro casos de sarampo na região Centro de Portugal.
Sem clarificar os locais concretos, o Departamento de Saúde da Administração Regional de Saúde do Centro (ARS Centro), através de uma nota de imprensa enviada aos órgãos de comunicação social, revelou que foram registados quatro casos de sarampo na região Centro.
No mesmo comunicado é clarificado que todos os casos estão “com evolução clínica favorável, sem necessidade de internamento”, mas não é esclarecido qual o sexo, a idade e a residência das vítimas.
A ARS Centro frisou também que a taxa de cobertura vacinal para o sarampo na região Centro é “de 99%, 97% e 98% respetivamente aos dois, seis e sete anos”.
O sarampo é uma das doenças infecciosas mais contagiosas, que pode provocar doença grave em pessoas não vacinadas, imunodeprimidos e crianças com menos de cinco anos.
A Direção-Geral de Saúde recorda que “o vírus do sarampo é transmitido por contacto direto através de gotículas infeciosas ou propagação no ar quando a pessoa infetada tosse ou espirra. Os sintomas de sarampo aparecem geralmente entre 10 a 12 dias depois da pessoa ser infetada e começam habitualmente com febre, erupção cutânea (…), tosse, conjuntivite e corrimento nasal”.