diario as beiras
GeralViseu

Grupo ORPEA tem unidade inovadora em Viseu para tratar doentes com Alzheimer

16 de março às 12h45
0 comentário(s)

O Grupo ORPEA, presente em Portugal e em mais 22 países, traçou um novo caminho na luta contra a doença de Alzheimer, ao desenvolver um modelo de cuidados e terapias inovador na primeira UPAD – Unidade Protegida para Alzheimer e outras Demências em Portugal do país, localizada em Viseu.

Esta primeira UPAD, integrada na Residência ORPEA Viseu, disponibiliza um serviço adaptado às necessidades individuais dos doentes, com uma equipa de profissionais especializada no acompanhamento de pessoas com essas patologias.

Com esta inovação, o Grupo ORPEA muda a forma como as residências que cuidam de seniores e pessoas dependentes lutam contra a doença.

Esta nova unidade de Viseu, “para além de possuir infraestruturas únicas no país para doentes com Alzheimer e outras demências, com programas e terapias não farmacológicas, disponibiliza ainda estadias temporárias. A continuidade dos cuidados e a reabilitação no período pós-operatório, uma etapa de extrema importância para as famílias, pode ser assegurada pela nossa equipa de profissionais num ambiente de conforto com todos os cuidados médicos disponíveis”, acrescenta Joana Sampaio, diretora técnica da Residência ORPEA Viseu.

As UPAD contam com equipas profissionais multidisciplinares, especialistas em geriatria e doenças neuro-degenerativas, compostas por médicos, enfermeiras, assistentes sociais, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, etc., profissionais com formação específica, que desenvolvem terapias cognitivas, físicas e sociais, entre outras. São pensadas ​​para que os residentes com algum tipo de demência possam viver com segurança e da forma mais autónoma possível, e tenham recursos que favoreçam a sua estimulação cognitiva e emocional.

“Estas terapias ajudam a retardar a evolução da deterioração e a que a pessoa mantenha um certo grau de autonomia pelo maior tempo possível”, realça o Grupo ORPEA.

Portugal é o 4.º país com mais demências

Num relatório publicado pela OECD – Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico, intitulado “Health at a Glance 2017”, consegue verificar-se que Portugal é o 4.º país com mais casos diagnosticados de demência, entre os quais se inclui a doença de Alzheimer.

Trata-se de uma doença que gera incapacidade e implica uma despesa social e de saúde significativa, somando-se ainda o desgaste físico, psicológico e emocional dos cuidadores e familiares.

A doença de Alzheimer afeta sobretudo a memória, a orientação, perceção visual e linguagem das pessoas que com ela padecem, comprometendo a sua autonomia, bem-estar e qualidade de vida.

Fundado em 1989, o grupo ORPEA é um dos dois principais líderes mundiais no cuidado de seniores e/ou dependentes, com uma rede de 1.114 centros, com 111.801 camas e mais de 68.500 colaboradores em 23 países. O grupo possui em Portugal 10 residências, um hospital e uma clínica de reabilitação, distribuídos por todo o território nacional, com um total de 907 camas.

Autoria de:

Deixe o seu Comentário

O seu email não vai ser publicado. Os requisitos obrigatórios estão identificados com (*).


Geral

Viseu