diario as beiras
Condeixa-a-NovaGeral

Grupo de reconstituição histórica aposta nas Invasões Napoleónicas

08 de novembro às 12h13
0 comentário(s)

“DB-A.R.”

Aquele que é o 5.º grupo de reconstituição histórica das invasões francesas existente no país, integrado na Associação Napoleónica Portuguesa, foi ontem apresentado em Condeixa-a-Nova.

Trata-se do Grupo de Reconstituição Histórica de Condeixa (GRHC), cujo objetivo imediato é trabalhar com a história de há dois séculos, mas que ontem acrescentou a possibilidade de avançar também para investigações relacionadas com a época romana, atendendo ao património histórico existente no concelho.

O presidente do Grupo do GRHC, Rui Miranda, adiantou que a escritura de constituição foi celebrada em finais de 2019, mas a chegada a Portugal da pandemia condicionou as atividades previstas, que agora ganham novo fôlego.

Ontem houve a representação de um episódio na Fonte Coberta, pelo ator Hugo Inácio, e um desfile dos elementos do GREHC, devidamente fardados, pelas ruas da aldeia. Em março próximo terá lugar uma reconstituição em Casal Novo.

Licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Rui Miranda desempenha funções de técnico superior na área da Cultura na Câmara de Condeixa-a-Nova, que apoia o GRHC através de um “acordo de vontades” ontem assinado, que deverá avançar depois para um protocolo formal.

| Leia a notícia completa na edição de hoje do DIÁRIO AS BEIRAS

Autoria de:

Deixe o seu Comentário

O seu email não vai ser publicado. Os requisitos obrigatórios estão identificados com (*).


Últimas

Condeixa-a-Nova

Geral