Estudantes pelo “Fim ao fóssil” pintaram a bandeira da palestina nas Escadas Monumentais
Esta madrugada, estudantes do núcleo pelo Fim ao fóssil de Coimbra pintaram a bandeira da Palestina nas escadas monumentais de Coimbra, um dos pontos mais emblemáticos da cidade, e penduraram uma faixa onde se pode ler “Fim à ocupação ecocida e genocida”.
Os estudantes afirmam que a ocupação e destruição de Gaza está a beneficiar o sistema fóssil contra o qual já têm vindo a protestar.
“Passadas 3 semanas de 7 de outubro, depois de bombardeamentos consecutivos, o governo israelita anunciou planos de expansão das indústrias de gás e petróleo dentro do território ocupado de Gaza, com investimentos sem precedentes de 6 empresas, entre estas a BP”, denuncia Maria Lourenço, estudante e porta-voz desta ação.
“Não é novidade o facto de Israel compactuar ativamente com a indústria fóssil, especialmente a de gás natural, tendo vindo a procurar estabelecer-se como uma importante figura na exportação deste gás que nos está a condenar.”
Este grupo fez já várias ações para reivindicar o fim do uso do gás fóssil em Portugal para produzir eletricidade, exigindo eletricidade 100% renovável e acessível a todos até 2025, através da criação de um serviço público de energias renováveis.