Quais são expectativas da CIM Região de Coimbra para a presente edição da BTL?
As expectativas são elevadas. Depois de termos sido distinguidos em 2022 com uma menção honrosa pelo nosso stand, lançamos um desafio interno de elevar o patamar de exigência da nossa presença na BTL.
Que exigência é essa?
Passa por um stand ecologicamente e ambientalmente responsável, promovendo destinos em que o ambiente é uma das atrações. Trata-se de um stand completamente digital e livre de papel. O desafio é imenso.
É um dos primeiros stands na BTL com este desígnio…
No estrangeiro, já existem algumas abordagens deste género. Provavelmente na BTL haverá outras propostas similares, mas a CIM está a antecipar o tempo. Trata-se de uma aposta arriscada, mas quem não arrisca não alcança o patamar de sucesso que nós ambicionamos.
Na conferência de imprensa, falou mesmo no “risco assumido” com esta decisão…
Sabemos isso, mas tínhamos de arriscar. Como nós temos ambições de promover a região, noutras feiras e no estrangeiro, esta é a abordagem certa e correta. A aposta passa por iniciar este trajeto num ambiente confortável, que é o do nosso país. Depois, quando abordarmos o estrangeiro, onde efetivamente a concorrência é feroz, queremos já estar preparados com um stand que faz uma abordagem inovadora em termos de território.
Um projeto que pode ser replicado para outros eventos semelhantes…
Com o digital, é tudo muito mais fácil. Hoje, quando vamos a uma feira internacional, percebemos que entramos num mundo de ofertas onde só se destaca quem tiver algo que cative as pessoas. Nessa perspetiva, temos que arriscar, temos que ser inovadores, temos que ser apelativos, temos que criar o momento para que as pessoas nos encontrem no meio da floresta. Depois de as conquistar, temos de as deixar fascinadas com aquilo que nós lhe oferecemos.
Na conferência de imprensa, revelou que foi solicitada a cada município a apresentação de, pelo menos, um produto estruturado…
Demos uma sugestão de apresentarem uma escapadinha de três dias. Arriscamos no pedido, pois estruturar produto em torno de algo concreto não é tão difícil como estruturar uma escapadinha de três dias. Repare que trabalhamos com diferentes projetos e portanto, quando chega a hora, tudo é feito a uma velocidade vertiginosa. E com muito pouco tempo. O desafio está lançado, vamos ver qual o resultado. Para além destes produtos, iremos também divulgar um seminário para mais de uma centena de operadores turísticos. O que iremos fazer na BTL é o levantar um pouco o véu do que pretendemos apresentar a estes operadores.