Crimes de guerra na Ucrânia em debate em Coimbra
A presidência do Tribunal da Relação de Coimbra (TRC) e a Comissão Diocesana de Justiça e Paz vão promover, na quinta-feira, um debate sobre os crimes de guerra alegadamente cometidos pelas tropas russas na Ucrânia.
A sessão realiza-se no salão nobre do TRC, na quinta-feira, às 17:30 horas, e conta com intervenções de Pedro Caeiro, professor de Direito Penal da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Nuno Rogeiro, jornalista, e Almiro Rodrigues, juiz do Tribunal Internacional de Justiça, cabendo a moderação ao presidente da Comissão Diocesana, José dos Santos Cabral.
“A invocada existência de crimes de guerra na Ucrânia tem suscitado a indignação da comunidade nacional e internacional”, afirmou Santos Cabral numa nota enviada hoje à agência Lusa.
O juiz jubilado salientou que “a violação das convenções internacionais relativamente a atos que consubstanciam tais crimes suscita, desde logo, a questão da competência do Tribunal Penal Internacional (TPI) no seu julgamento, bem como da dinâmica da reação das instâncias internacionais”.
Integrado no ciclo Concertos da Justiça, o programa do debate inclui a atuação da Orquestra Clássica do Centro.