Cantanhede: Alunos puxaram a rede de pesca da arte xávega

Cerca de 670 pessoas participaram numa atividade relacionada com a arte xávega, técnica de pesca tradicional praticada há séculos na Praia da Tocha.
Além dos alunos, participaram na iniciativa cerca de meio milhar de pais e encarregados de educação do Agrupamento de Escolas Gândara-Mar, familiares e amigos, 40 operacionais e assistentes técnicos, e ainda 75 professores.
De manhã cedo, o barco entrou no mar para lançar as redes. Os alunos já tinham, entretanto, pisado a areia, envergando uma t-shirt alusiva à atividade e com o natural entusiasmo que lhes é característico.
A animação subiu de tom à medida que as redes começaram a ser puxadas pela força das próprias mãos. E assim que se avistaram os peixes a saltar nas redes, foi uma alegria. Para muitos terá sido a primeira vez que viram os peixes ainda vivos a sair do mar.
Escolhido o peixe para venda, faz parte da tradição seguir-se a distribuição dos quinhões pelo arrais.
Entre várias entidades locais, também a Proteção Civil Municipal, assim como os autarcas de freguesia da Tocha e da Sanguinheira, e os vereadores Pedro Cardoso e Fernando Pais Alves, marcaram presença
Pode ler a notícia completa na edição impressa e digital do dia 10/06/2024 do DIÁRIO AS BEIRAS