Câmara de Coimbra vai ceder terrenos a cooperativas de habitação
A Câmara de Coimbra comprometeu-se ontem a ceder terrenos a cooperativas para habitação a custos controlados, após moção do PS na Assembleia Municipal (AM) que exigia essa posição do executivo para aprovar uma alienação de terrenos.
A AM aprovou por larga maioria (duas abstenções) uma moção do PS que fez depender a aprovação da proposta da alienação de 10 imóveis (sobretudo lotes de terreno), com um valor patrimonial de 2,5 milhões de euros, do compromisso do executivo em ceder terrenos a cooperativas de habitação.
A moção, apresentada por Vítor Parola, defendia um compromisso da Câmara para a cedência, “a curto prazo, de terrenos para as cooperativas poderem construir a preços controlados”, assim como a garantia de vários investimentos que o presidente do município tinha dito que seriam assegurados, com a receita da alienação dos imóveis municipais.
Na última Assembleia Municipal, a proposta de alienação foi retirada da votação, depois de o PS ter manifestado a intenção de votar contra a mesma, tendo depois o executivo, que não tem maioria naquele órgão, assumido a vontade de dialogar com as restantes forças políticas.
Ontem, José Manuel Silva agradeceu ao PS pela “oportunidade de diálogo”, vincando que o município está já a trabalhar para garantir que é cumprido o compromisso exigido na moção do PS.
Ler notícia completa na edição de hoje do DIÁRIO AS BEIRAS