Câmara de Coimbra quer 209 quilómetros de novas ciclovias
O “Plano Ciclável de Coimbra” vai ser aprovado na reunião do executivo municipal da próxima segunda-feira. O objetivo é a criação de 209 quilómetros de novas ciclovias em continuidade com a rede atual, que tem 26 quilómetros.
Trata-se de uma rede que prevê 110 quilómetros de ciclovias estruturantes e 125 quilómetros de vias locais, incluindo as infraestruturas já existentes, planeadas e propostas, lê-se no documento dos serviços municipais, que sustenta a proposta a debater e votar na reunião pública da câmara.
Em nota à imprensa, a autarquia adianta que este plano é um guião na definição de intervenções – públicas ou privadas – no espaço público. Para além disso, identifica também os investimentos municipais, considerados prioritários no âmbito da rede ciclável.
Neste momento, na cidade, está em execução um só projeto, intermunicipal, designado por Ciclovia do Mondego. Há três projetos em estudo prévio: Ligação entre a Solum e o Alto de São João, Ligação entre a Solum e a ciclovia da Avenida Cónego Urbano Duarte e Ciclovia do Leito Periférico Direito.
Para além destes, há cinco propostas de traçado em fase de plano e, por fim, há ainda o projeto intermunicipal Ciclovia do Rio Ceira, que está em fase de estudo do traçado.
Pode ler a notícia completa na edição impressa e digital do DIÁRIO AS BEIRAS