Banda desenhada regressa ao Convento de São Francisco com o Coimbra BD 2024
O universo da banda desenhada para os mais diversos públicos volta a estar em evidência no Coimbra BD 2024, agendado entre os dias 25 e 28 de abril no Convento de São Francisco, anunciaram hoje os promotores.
Organizado pela Câmara Municipal de Coimbra, através da Divisão de Bibliotecas e Arquivo Histórico, e considerado “um dos eventos de referência por parte dos mais conceituados autores e editoras”, o festival que celebra a banda desenhada e a cultura pop promete “novas áreas e conteúdos”, com entrada livre, desde painéis sobre o trabalho e as obras dos vários convidados, apresentações de livros em primeira mão, sessões cinematográficas ou exposições, entre outros conteúdos.
Em nota enviada hoje à agência Lusa, a autarquia de Coimbra frisou ainda que o evento incluirá um “Artists’ Alley” (beco dos artistas), onde diversos criadores poderão dar a conhecer as suas obras, uma área dedicada aos mais novos, onde será dinamizada a “Hora do Conto”, lançamento de obras infantis e cinema de animação, ‘merchandising’ alusivo à cultura pop ou um espaço dedicado aos jogos eletrónicos (gaming), em que os interessados poderão jogar gratuitamente, utilizar simuladores ou experimentar a realidade virtual nos mais recentes lançamentos da indústria de videojogos.
Segundo a organização, o cartaz da edição 2024 do Coimbra BD é da responsabilidade de Luís Louro, “uma das maiores referências” da banda desenhada a nível nacional e autor de obras como Jim Del Monaco, Alice na Cidade das Maravilhas ou O Corvo, esta última a celebrar 30 anos, mote para o design do cartaz.
“A arte do cartaz inclui a icónica personagem protagonista das obras que sai pela primeira vez da sua Lisboa e aparece no Convento São Francisco em Coimbra. Vicente ou o Corvo, o seu alter-ego, é um tímido e inseguro adolescente lisboeta órfão, seduzido pelo universo dos super-heróis e das BD que o ajudam a esquecer o mundo real, assustador e triste em que vive. Alheio a tudo e a todos, o super-herói Corvo luta pela justiça, deambulando pelos telhados de Lisboa, desgraçando (leia-se ajudando) todos os que dele precisam (mesmo que não soubessem)”, assinalam os promotores.
A nota adianta que Luís Louro será um dos convidados do Coimbra BD 2024 e estará presente nos quatro dias do evento.