Transportes Urbanos de Coimbra querem lançar uma nova aplicação “mais intuitiva”

Posted by
Spread the love

Os Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) pretendem apresentar ainda este ano uma nova aplicação “intuitiva e fácil de usar” para consulta de horários e serviços, afirmou hoje o presidente do conselho de administração.

“Queremos criar uma aplicação intuitiva e fácil de usar até determinado escalão etário”, disse o presidente dos SMTUC, Jorge Jesus, que falava à agência Lusa no final de uma viagem a bordo de um dos 10 novos autocarros elétricos que recentemente reforçaram a frota dos Transportes Urbanos de Coimbra.

Segundo Jorge Jesus, a aplicação criada no passado, intitulada “Coimbra Move-me”, dava “muita informação, mas não era ‘user friendly’ [amiga do utilizador] e não era intuitiva”.

A aplicação “Coimbra Move-me” conta com uma média de duas estrelas em cinco possíveis e várias críticas de utilizadores nas plataformas App Store e Google Play.

Para o presidente do conselho de administração, que assumiu recentemente o cargo, os SMTUC podem melhorar a forma como comunicam com os utentes, referindo que esse trabalho “está em curso”.

Numa primeira fase, a nova aplicação a ser desenvolvida irá assegurar informação sobre a utilização dos autocarros na cidade (horários e percursos), mas, no futuro, Jorge Jesus admitiu a necessidade de se avançar para a possibilidade de pagamento de viagens através de meio digital.

“Essa segunda vertente é mais complexa, porque mexe com um conjunto de tecnologias que não têm que ver só com a aplicação. Num primeiro momento, teremos essa componente de informação e, num segundo momento, essa outra componente, que é mais complexa”, aclarou.

Jorge Jesus vincou a necessidade de “facilitar o acesso à compra de bilhetes”, realçando que a instalação recente de máquinas de venda automática de bilhetes também procura colmatar esse problema.

Questionado sobre o estado atual da frota dos SMTUC, o responsável realçou que, de momento, não há supressão de chapas (viagens) por falta de viaturas, tendo sido possível reduzir a taxa de imobilização e apostar na manutenção preventiva.

“Para além de conseguirmos dar resposta às chapas diariamente, já conseguimos ter um lote de autocarros de reserva para situações que ocorram durante o dia, o que não acontecia há uns meses”, sublinhou.

No entanto, Jorge Jesus admitiu que a falta de motoristas leva a algumas supressões pontuais de serviço.

“Estamos com concursos permanentemente abertos face às dificuldades em contratar, mas não temos uma fórmula mágica para atrair motoristas”, notou, reafirmando a necessidade de se criar uma carreira própria de motorista para poder atrair este tipo de profissionais, que estão em falta em todo o país.

Questionado pela Lusa sobre a perspetiva de recuperação do número de passageiros face aos valores pré-pandemia, o presidente dos SMTUC esclareceu que em 2023 se registaram 11 milhões de passageiros (menos dois milhões do que em 2019), esperando que seja possível recuperar “a curto prazo”.

Também presente, o presidente da Câmara de Coimbra, José Manuel Silva, salientou que o município continua a trabalhar para comprar mais autocarros e cumprir o plano de renovação da frota apresentado em 2023, sublinhando que “já não há chapas por levantar por falta de autocarros”.

Também o autarca chamou a atenção para a dificuldade de atrair profissionais do setor, esperando que, com o próximo Governo, seja possível resolver a situação, “para que os motoristas se sintam dignificados e respeitados”.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.