Câmara de Coimbra quer construir primeira creche pública do concelho

Posted by
Spread the love

A Câmara de Coimbra apresentou uma candidatura ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para construir a primeira creche pública do concelho, num investimento global previsto de 750 mil euros, afirmou hoje o município.

A candidatura prevê arrecadar um apoio do PRR de 336 mil euros para criar a primeira creche pública de Coimbra, aproveitando o edifício municipal da rua General Humberto Delgado, na Solum, onde funcionava o jardim de infância, disse o município, em nota de imprensa enviada à agência Lusa.

O projeto, que irá a conhecimento à reunião do executivo de segunda-feira, contempla a criação de 84 vagas, acrescentou.

Segundo a autarquia, está prevista uma reconversão do edifício para acolher a creche, dividida em duas salas para 20 crianças até à aquisição de marcha, outras duas salas para 28 crianças até aos 24 meses e outras duas para 36 crianças com idade entre os 24 e os 36 meses.

A creche prevê a contratação de cinco educadores e 16 assistentes operacionais, tendo sido submetida a candidatura ao PRR na quarta-feira, informou o município.

O projeto, que teve aprovação do Conselho Local de Ação Social de Coimbra, procura “responder às necessidades reais das famílias e alargar a capacidade da resposta social de creche no concelho, bem como facilitar a conciliação da vida familiar e profissional dos agregados familiares”, referiu.

O novo edifício, com uma área de construção de 582 metros quadrados, desenvolve-se num único piso, com os espaços de permanência “voltados para o interior do quarteirão, sem relação direta com os arruamentos, procurando, deste modo potenciar uma maior tranquilidade no desenvolvimento das atividades diárias”, realçou a Câmara de Coimbra.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.