Montemor-o-Velho investe 7 ME até 2030 para valorizar resíduos urbanos

Posted by
Spread the love

A Câmara Municipal de Montemor-o-Velho vai investir sete milhões de euros (ME), até 2030, num plano para valorizar resíduos urbanos, que prevê nomeadamente a construção do Centro de Recolha de Resíduos.

O Plano de Ação para a Estratégia de Resíduos Urbanos (PAPERSU) do município de Montemor-o-Velho, no distrito de Coimbra, foi aprovado, no dia 27 de dezembro, por unanimidade, na sessão da Assembleia Municipal, afirma a Câmara Municipal daquela vila do Baixo Mondego, numa nota de imprensa enviada hoje à agência Lusa.

Este plano, em vigor até 2030, pretende “contribuir para a valorização dos resíduos urbanos, reforçando o compromisso do município montemorense para com o ambiente e a construção de um território mais sustentável e concretizando as ações a desenvolver no sentido do cumprimento da estratégia nacional prevista no Regime Geral de Gestão de Resíduos (RGGR) e no Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos 2030 (PERSU)”.

A redução da deposição de resíduos indiferenciados, uma recolha de biorresíduos mais eficaz, o aumento significativo da recolha seletiva multimaterial e a redução progressiva da despesa operacional com a gestão de resíduos são alguns dos propósitos deste plano.

Segundo a autarquia, está prevista a construção de um Centro de Recolha de Resíduos, de mini-ecocentros e de um ecocentro móvel, assim como a modernização de contentores com acesso condicionado para os resíduos indiferenciados.

Em simultâneo, vão ser introduzidas alterações nos regulamentos municipais, a fim de “garantir a adesão do setor comercial e doméstico à recolha seletiva, em especial dos biorresíduos, com medidas fortes de obrigação da separação e consequente fiscalização”.

Adicionalmente, vão ser alterados os tarifários para introduzir o princípio do “poluidor-pagador” e criados incentivos para os munícipes e empresas adotarem boas práticas de recolha seletiva e prevenção de resíduos.

O município deu ainda nota de que este plano foi submetido a um período de participação pública, no qual a comunidade foi convocada a contribuir para a sua elaboração.

One Comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.