Inauguração das obras do Mosteiro de Seiça com “emoção intensa”

Posted by
Spread the love

Foto DB-Pedro Ramos

Foram inauguradas ontem as obras de reabilitação do Mosteiro de Santa Maria de Seiça, cerimónia que contou com a participação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, tendo como anfitrião Santana Lopes. Foi “um dia de emoção intensa”, frisou o presidente da Câmara da Figueira da Foz.
O ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, e o bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes, também estiveram presentes.
Após o descerramento da placa, seguiram-se os discursos. O primeiro a falar foi o presidente da SMS – Associação dos Amigos do Convento de Santa Maria de Seiça, João Campos. “O que o município está a preparar [para o mosteiro] é notável e ultrapassa os nossos sonhos”, afirmou.
A seguir, usou da palavra o presidente da Junta do Paião, José Carvalho. O autarca elogiou os que contribuíram para a reabilitação do imóvel. Por outro lado, frisou que “reabilitar Seiça é muito mais que isto, há todo um espaço envolvente para reestruturar”. O Município da Figueira da Foz vai tratar do assunto.
O concurso público da empreitada da reabilitação do Mosteiro de Seiça foi lançado no anterior mandato, era Carlos Monteiro (PS), presente na inauguração, presidente da autarquia figueirense. Coube, no entanto, a Santana Lopes, eleito em setembro de 2021, consignar e inaugurar as obras.

 

Leia a notícia completa na edição impressa e digital do DIÁRIO AS BEIRAS de dia 27/01/2024

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.