Arquivo Digital Municipal de Montemor-o-Velho com plataforma de acesso livre

Posted by
Spread the love

A Câmara Municipal de Montemor-o-Velho passou hoje a disponibilizar uma plataforma ‘online’ do Arquivo Digital Municipal através da qual a comunidade pode aceder a cerca de 26 mil documentos históricos, foi hoje anunciado.

Doravante, a população pode aceder via ‘online’ a documentos históricos que estavam guardados no Arquivo Municipal, através do ‘link’ disponível em https://arquivo.cm-montemorvelho.pt/, afirma o Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, numa nota de imprensa hoje divulgada.

Nesta plataforma, os interessados podem ter acesso remotamente, por exemplo, ao Foral Manuelino de Montemor-o-Velho, de 1516, atas municipais antigas ou fotografias.

“São cerca de 26 mil conjuntos de documentos históricos que agora se encontram à distância de um clique”, acrescenta aquele município.

Este portal tem como potencialidades o acesso universal a documentos e informações históricas, e a preservação e conservação de documentos, ou seja, fotos, vídeos e outros materiais.

Outra das vantagens é a facilidade de busca e navegação, a promoção do conhecimento e da descoberta cultural, a inclusão digital ou a atualização rápida e eficiente de séries documentais, entre outras.

De acordo com a autarquia, a disponibilização desta plataforma ao público surge na sequência do processo progressivo de desmaterialização do Arquivo Municipal e desempenha um papel fundamental na promoção do acesso livre e transparente à informação, assim como na preservação e valorização cultural e educacional.

No motor de pesquisa – “pesquisar no arquivo” -, o utilizador pode escrever o nome ou data do documento que pretende encontrar, sendo que, na “pesquisa avançada”, é possível incluir critérios mais detalhados que poderão permitir encontrar o documento de forma mais eficaz.

A base de dados do Arquivo Digital está em permanente atualização, visto que há um grande volume de documentos no Arquivo Municipal.

A Câmara daquela vila do Baixo Mondego pede ao utilizador para que, caso não encontre na plataforma o documento pretendido, contacte os serviços, através do endereço eletrónico arquivo@cm-montemorvelho.pt.

One Comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.