Arquivo da Mealhada pede à comunidade contributos para mostra sobre 25 de Abril

Posted by
Spread the love

DR

O Arquivo Municipal da Mealhada está a pedir à comunidade o seu contributo para a criação de uma exposição evocativa do 25 Abril, apelando à partilha de fotografias, cartazes, registos ou memórias sobre a Revolução dos Cravos.

“Até 01 de abril, pede-se à população que partilhe com o Arquivo Municipal o seu espólio, físico ou intangível, de forma que seja possível organizar todos os elementos numa exposição que celebre os valores de Abril e retrate a vida do nosso concelho – da ditadura aos nossos dias – com base nos contributos de cada munícipe”, refere.

Numa nota de imprensa enviada à agência Lusa, a Câmara Municipal da Mealhada (distrito de Aveiro) dá conta que o Arquivo Municipal deu início às comemorações dos 50 anos da Revolução dos Cravos, com a criação de uma exposição evocativa do 25 Abril.

Sob o mote “Que memórias vamos nós deixar às gerações futuras?”, o Arquivo Municipal da Mealhada apela a toda a comunidade a partilha de fotografias, cartazes, registos e até memórias para a criação da exposição “25 de Abril, ontem, hoje e amanhã”.

“Em 25 de Abril de 1974 tudo mudou! Nessa madrugada começava a democracia após quase meio século de ditadura. Foram transformações profundas na política, na economia, na sociedade. Que memórias vamos nós deixar às gerações futuras? É a partir desta nota introdutória que se pretende construir a exposição”, indica.

A mostra será construída a partir de documentação institucional, contando ainda com a participação de toda a comunidade, com fotografias, documentos, cartazes, peças que estejam por casa ou “até memórias de quem viveu intensamente o antes e o pós-revolução”.

A população poderá partilhar o seu espólio, físico ou intangível, entrando em contacto com o Arquivo Municipal.

“Poderá fazê-lo fisicamente ou através do envio para cultura@cm-mealhada.pt”, acrescenta.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.