Figueira da Foz: Protocolo e projeto reforçam controlo da praga de jacintos-de-água

Posted by
Spread the love

Foi assinado ontem, na Figueira da Foz, um protocolo pela Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra (CIM-RC), Fundo Ambiental e Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) para reforço do controlo da praga de jacintos-de-água nos municípios de Cantanhede, Coimbra, Figueira da Foz, Mira, Montemor-o-Velho e Soure.
Além da assinatura do protocolo, foi apresentado o projeto BioComp_3.0, liderado pelo Instituto Politécnico de Bragança (IPB), envolvendo 12 parceiros privados e institucionais. Este projeto tem por finalidade criar um centro de compostagem, na empresa SIRO, em Mira, para a transformação dos jacintos removidos da água, pela equipa da CIM-RC, em biomassa orgânica para terrenos agrícolas.
O programa para a valorização dos jacintos-de-água como matéria orgânica aplicada em terrenos que dela necessitem obteve um apoio de 880 mil euros, proveniente do Plano de Recuperação e Resiliência. Por sua vez, o reforço dos meios para a remoção daquela espécie invasora, com recurso a máquinas pesadas, conta com 435 mil euros do Fundo Ambiental.
Os dois programas têm duração até 2026. A CIM-RC dispõe, desde 2019, de equipamentos anfíbios e outros para o controlo da praga de jacintos-de-água nos referidos municípios.

Ler notícia completa na edição impressa e digital de hoje do DIÁRIO AS BEIRAS

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.