Enfermagem alerta para assédio sexual no ensino superior

Posted by
Spread the love

DB – Ana Catarina Ferreira

Cerca de 34,8% dos estudantes do ensino superior considera que já foi vítimas de assédio sexual e 5,2% confessa que já foi vítima de assédio moral.

São dados de um estudo coordenado por Lara Pinho – professora do Departamento de Enfermagem da Universidade de Évora – divulgados este ano e ontem citados pela docente da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), Maria Alegria, durante um seminário internacional sobre “Assédio (sexual e moral) nas instituições de ensino superior”.

São necessários mais estudos
A representante do conselho pedagógico da escola ressalvou que o estudo – um dos poucos realizados em Portugal sobre a temática – partiu de inquéritos a 3.399 estudantes de sete instituições de ensino superior do país, nenhuma delas de Coimbra.

Por isso, Maria Alegria defende que “ainda há muito trabalho a fazer nas instituições do ensino superior”, mesmo sabendo que a ESEnfC foi das primeiras a abordar a questão do assédio. A prova disso é que ontem se assinalou o 16.º aniversário do projeto “(O)Usar & Ser Laço Branco”, de iniciativa desta escola, com o objetivo da “promoção de relações de intimidade saudáveis e prevenção da violência entre pares, a começar pelo namoro”.

Ler notícia completa na edição de hoje do DIÁRIO AS BEIRAS 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.