Opinião: Combate à Poliomielite – uma missão do Movimento Rotário

Spread the love

No dia 24 de outubro celebra-se o Dia Mundial de Combate à Pólio. Esta doença, causadora da paralisia infantil, ceifou muitas vidas e marcou muitas outras ao longo da história da humanidade. Não tendo cura, a única forma de a combater é a vacinação maciça de todas as crianças, estando este esforço mundial em vias de conseguir erradicar definitivamente a poliomielite. Este combate iniciou-se, verdadeiramente, com a descoberta da vacina anti-pólio e com as campanhas de vacinação em massa, iniciadas em 1955 nos EUA, tendo-se estendido posteriormente a outros países. Apesar dos esforços dos governos e de organizações humanitárias, o combate à pólio não alastrou a todo o planeta, quer por motivos económicos, quer por motivações políticas e sociais, tendo o movimento Rotário Internacional, assumido o compromisso de ajudar erradicar a pólio no mundo, tomando parte desta missão, de forma empenhada, até que não reste um único caso de pólio no mundo.
Desde 1979 que o movimento Rotário Internacional promove campanhas de vacinação anti-polio em massa, associando-se a governos, empresas privadas e fundações, angariando fundos e disponibilizando voluntários para vacinar crianças em todos os locais do mundo, onde a pólio continua a causar vítimas. Em 1988 associou-se à OMS, lançando em associação com outras organizações públicas e privadas, a Iniciativa Global de Erradicação da Poliomielite. Até hoje foi possível a redução de 99% dos casos de pólio no mundo, mas existem ainda áreas do Paquistão e Afeganistão, onde ainda permanece a disseminação da doença.
Este caminho ainda não terminou, o compromisso que assumimos foi o da erradicação da doença e isso ainda não foi atingido, no entanto, não podemos deixar de nos sentir orgulhosos do nosso percurso, no combate a esta doença terrível.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.