Foi ao som da guitarra com que Zeca Afonso ensinou a música “O Meu Menino É D’Oiro” ao filho do jornalista Rocha Pato, Rui Pato, que foi, ontem, inaugurada, na Casa Municipal da Cultura a exposição “A Sintonia de duas vidas: de Rocha Pato e Zeca Afonso” onde estão patentes a correspondência trocada entre o jornalista e o músico.
Nesta exposição na Sala do Empréstimo da Biblioteca Municipal de Coimbra estão expostos alguns dos bens ligados a Rocha Pato, como por exemplo, as máquinas de escrever, máquinas fotográficas, a carteira de jornalista, fotografias, alguns quadros pintados onde consta o homenageado e, naturalmente, a correspondência trocada entre José Afonso e o jornalista Rocha Pato.
“O sítio onde o meu pai gostaria que estas cartas estivessem expostas era em Coimbra” e “gostaria que estivessem disponíveis para que as pessoas pudessem conhecê-las” afirmou o filho, Rui Pato, durante a cerimónia de homenagem.
O filho do homenageado contou ainda que a ideia de partilhar estas cartas partiu dele e que estão agora “estão em boas mãos”. O médico doou à autarquia conimbricense um conjunto de cartas e de postais escritos por José Afonso, entre os anos de 1962 e 1970.
O vereador do município, Francisco Queirós, esteve presente e referiu que “apenas está disponível (na exposição) uma pequena parte” da correspondência existente.
O autarca acrescentou ainda que esta sessão teve como objetivo “prestar o reconhecimento público a Rocha Pato, agradecer pela doação à Câmara Municipal” do espólio apresentado e invocar a memória do jornalista que assinala, este ano, 100 anos desde a sua morte (1983).
Durante a cerimónia, o filho teve a oportunidade de falar, para as cerca de duas dezenas de pessoas presentes, sobre a relação que o seu pai tinha mantido com Zeca Afonso.
Ler notícia completa na edição de hoje do DIÁRIO AS BEIRAS