A 24.ª Mostra Gastronómica da Região da Gândara, com sete cozinhas instaladas, está a decorrer no largo da Barrinha, na Praia de Mira, até este domingo. Este é um bom pretexto para degustar iguarias gandaresas, que combinam os produtos do mar e com os da terra.
Paralelamente às atividades dos espaços de restauração participantes nesta edição, a mostra gastronómica tem um programa diversificado. Hoje, pelas 16H00, realiza-se uma oficina de culinária sobre sarrabulho à moda da Gândara.
Amanhã, pelas 15H00, será apresentado o livro “Cozinha gandaresa”, seguindo-se uma oficina sobre bacalhau à moda dos enterros. No domingo, às 16H00, a oficina de culinária tem como tema a tranche de pregado com arroz de lingueirão e algas. No recinto também se encontram stands de artesanato, e os espetáculos são diários.
A Câmara de Mira, que promove o evento em parceria com a Junta da Praia de Mira, encara a Mostra Gastronómica da Região da Gândara como um veículo de divulgação da gastronomia típica gandaresa. Por outro lado, promove a restauração e a hotelaria locais, numa altura em que a época alta turística se despede.