As crianças de Lagares da Beira e os idosos das IPSS vão ter a oportunidade, amanhã, de recriar a realização das vindimas à moda antiga e o ciclo da feitoria do vinho durante a Festa das Vindimas que acontece no Largo da Feira, em Lagares da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital, nos dias 23 e 24 de setembro.
A partir das 15H30 de domingo decorre a recolha e transporte dos cachos para o lagar, o pisar dos cachos, a produção de aguardente, a tiragem do vinho doce do lagar e prova do vinho que foi produzido nos anos anteriores. Todas estas atividades podem ser assistidas por crianças, jovens e adultos de forma gratuita.
Ao longo da tarde, o Rancho Folclórico de Lagares da Beira, organizador do evento, a Banda da Sociedade de Recreio Filarmónica Avoense, o Grupo de Concertinas Montes Hermínios, o Grupo de Cavaquinhos do CCPOH, a Associação de Cavaleiros e Amazonas de Tábua estarão a animar e a tocar à desgarrada durante as atividades. Pelas 16H30, decorre uma visita à Taberna do Ti Aníbal, a única da vila, e recriação das lides de um taberneiro com a animação dos grupos etnográficos. O dia finaliza com uma merenda das vindimas.
“O objetivo é transmitir a toda a comunidade, sejam eles jovens ou idosos, as tradições associadas às vindimas”, referiu o presidente do Rancho Folclórico de Lagares da Beira, Alexandre Pinto.
“Esta é uma vila que tinha muita vinha, muita adega, mas que se tem vindo a desertificar”, acrescentou o responsável.