A Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC) tem hoje cinco concelhos em risco muito elevado de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Arganil, Miranda do Corvo, Oliveira do Hospital, Penela e Pampilhosa da Serra são os concelhos em maior perigo na região, com o segundo nível de alerta mais grave na escala.
O risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo e os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.
Desde o início do ano, as mais de 5.181 ocorrências de fogo já afetaram 10.565 hectares de espaços rurais.
O IPMA prevê para hoje uma pequena descida da temperatura máxima e vento por vezes forte no litoral Sul e terras altas. São igualmente esperados períodos de chuva, em geral fraca, nas regiões Norte e Centro, em especial no litoral.
Quanto a temperaturas, as mínimas vão variar entre os 13º Celsius (Guarda e Viseu) e os 20ºC (Lisboa e Santarém) e as máximas entre os 22ºC (Porto) e os 36ºC (Faro).