O sorteio da 1.ª e 2.ª eliminatórias da Taça de Portugal decorreu esta segunda-feira, na Cidade do Futebol. As equipas que não ficaram isentas foram distribuídas em seis séries, segundo a distribuição geográfica, cada uma com 12 clubes. O sorteio ditou que as formações do distrito de Coimbra ficassem na série C.
O grande destaque vai para o dérbi de Coimbra entre Académica e União 1919, no reduto dos estudantes. O O. Hospital desloca-se até ao reduto do Fornos de Algodres, enquanto o Tocha joga em casa do Lus. Vildemoinhos. O Marialvas, 3.ª classificado na última Divisão de Honra, ficou isento na ronda inaugural da prova.
Na 1.ª eliminatória estiveram a sorteio 112 emblemas, dos quais 41 são representantes das Associações Distritais e Regionais de Futebol (ADR), 53 conjuntos do Campeonato de Portugal e 18 clubes da Liga 3. Destes, 40 ficaram isentos da 1.ª eliminatória, estatuto que só haverá nesta fase da prova.
2.ª eliminatória
Na 2.ª eliminatória, também sorteada esta segunda-feira, entram os clubes da 2.ª Liga, enquanto os da 1.ª Liga iniciam a sua participação na Taça de Portugal na ronda seguinte.
Os encontros da 1.ª fase são disputados no fim de semana de 9 e 10 de setembro.
Mais informação na edição impressa e digital de amanhã, terça-feira, do DIÁRIO AS BEIRAS