Opinião: Desenvolvimento de Coimbra

Posted by
Spread the love

Foi cumprida uma das promessas do programa eleitoral da coligação que saiu vencedora nas últimas eleições autárquicas, de Setembro de 2021, pois no passado dia 21 de Abril de 2023 reuniu no iParque, pela primeira vez, o Conselho Estratégico Municipal para o Desenvolvimento de Coimbra (CEMDC). O CEMDC anuncia-se como um fórum de debate que visa apoiar o Município de Coimbra na tomada de decisão dos seus órgãos, com base em orientações e na definição de estratégias para o crescimento económico. No site da Câmara pode ler-se que nessa primeira reunião tomaram posse 38 representantes de diversas entidades e personalidades de reconhecido mérito que, em conjunto, começaram a pensar o futuro de Coimbra. É um início, um ponto de partida que terá sequência em Julho, aquando da segunda reunião.
Tentando acelerar um pouco as coisas, mas também porque agora é moda fazer perguntas à Inteligência Artificial, questionei o ChatGPT sobre como posso eu contribuir para melhorar Coimbra. Resumidamente, ele deu-me as seguintes sugestões: 1. participar activamente na vida da comunidade local, envolvendo-se em grupos que discutam o que é melhor para Coimbra; 2. preservar o património histórico; 3. estimular a sustentabilidade, adoptando práticas que contribuam para preservar o meio ambiente; 4. participar na gestão urbana, acompanhando as políticas públicas e fazendo sugestões às autoridades municipais: 5. apoiar o comércio e serviços locais: 6. promover a educação; 7. incentivar as iniciativas que melhorem as infraestruturas e os serviços da cidade.
Quanto ao ponto 1, o mencionado Conselho Estratégico Municipal para o Desenvolvimento de Coimbra irá tratar. No que toca ao património, verifico com satisfação que o Magnífico Reitor da Universidade de Coimbra (UC), Amílcar Falcão, afirmou ontem que “não falta” património para requalificar e garantiu que serão precisos mandatos de mais dois Reitores para restaurar todo o património da instituição. Na área da sustentabilidade, a autarquia informa que existe, desde 2020, um Regulamento Municipal Coimbra Cidade Sustentável — Autoconsumo Fotovoltaico. Tendo este sido um dos projetos vencedores no âmbito do Orçamento Participativo — Coimbra Participa, só posso aplaudir e sugerir que mais sejam aprovados, assim preenchendo o ponto 4. De acordo com informação pública e oficial, a competitividade da economia local está na primeira linha das preocupações do Município de Coimbra, pelo que também estamos a tratar do ponto 5, pelo menos desde 2017, com a aprovação do Regulamento de Apoio a Iniciativas Económicas de Interesse Municipal — Coimbra Investe. Sendo a educação um dos pilares da cidade, só parece ser mesmo necessário fazer obras públicas (o que nem sempre depende do poder local).
Pela amostra, Coimbra é uma cidade dentro dos parâmetros da inteligência artificial. Só falta mesmo que haja melhorias significativas que realmente façam a diferença no desenvolvimento de Coimbra. Vamos confiar em que o novo Conselho Estratégico Municipal para o Desenvolvimento de Coimbra ajude o Município de Coimbra, já a partir da sua segunda reunião, a começar a tomar boas decisões para a nossa cidade.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.