Consórcio investe quatro milhões para criar ‘hub’ de cosmética no iParque de Coimbra

Posted by
Spread the love

Um consórcio entre uma empresa portuguesa e outra brasileira vai investir, numa primeira fase de desenvolvimento, quatro milhões de euros para implementar um ‘hub’ de cosmética no iParque de Coimbra, revelou hoje o município.

A Câmara de Coimbra e o consórcio CosmeHub (constituído pela portuguesa Pharmilab, sediada em Coimbra, e a brasileira Di Fiorenna) assinaram hoje um contrato de promessa de compra e venda para a compra de dois lotes do iParque para a instalação de um ‘hub’ “especializado em investigação e desenvolvimento para a inovação na área cosmética em Coimbra”, anunciou a autarquia, em nota de imprensa enviada à agência Lusa.

Aquele ‘hub’ tem como objetivo concentrar serviços, potenciar a criação de novas marcas e produtos e a geração de ‘startups’ nesta área, acrescentou.

O consórcio prevê investir cerca de quatro milhões de euros numa primeira fase de desenvolvimento, “garantidos por capitais próprios, com o expectável crescimento da operação e reinvestimento no crescimento das instalações e tecnologias adotadas”, referiu.

De acordo com a nota de imprensa, o total da área de construção estimada é de cerca de cinco mil metros quadrados, com perspetivas futuras de expansão.

Os dois lotes do iParque estão valorizados por um total de 305 mil euros.

O projeto contempla uma unidade de fabrico de produtos cosméticos, um centro de desenvolvimento, um centro técnico, um laboratório de controlo de qualidade, formação e serviços de apoio ao cliente.

A atividade deverá arrancar em 2024, com a criação de um centro especializado “em ajudar as marcas de cosmética a desenvolver e lançar novos produtos, bem como a crescer e afirmar-se no mercado”, explicou.

A ideia passa por replicar o modelo de investigação e desenvolvimento que já existe no Brasil “e que se foca na investigação e desenvolvimento de formulações inovadoras com alta performance no mercado”.

O consórcio optou por Coimbra para tirar “partido do seu enquadramento geográfico, proximidade à Universidade de Coimbra e perfil das entidades de interesse”.

O ‘hub’ pretende ter um foco internacional, “centrado não apenas na atração de clientes europeus, mas de outros mercados internacionais”.

Na assinatura do contrato, marcaram presença o presidente da Câmara de Coimbra, José Manuel Silva, o vereador com a pasta do empreendedorismo, Miguel Fonseca, o presidente do conselho de administração do iParque, Ricardo Lopes, e dois responsáveis pelo consórcio CosmeHub, Luís Figueiredo e Daniel Ribeiro.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.