Universidade de Coimbra em projeto para criar iniciador pirotécnico amigo do ambiente

Posted by
Spread the love

DR

A Universidade de Coimbra (UC) está a participar num projeto para criar um iniciador pirotécnico mais seguro e amigo do ambiente, e os resultados já são “bastantes promissores”.

Numa nota de imprensa, a UC explicou que no projeto, denominado, “FreePyro Igniter”, com a participação do Departamento de Engenharia Mecânica da Faculdade de Ciências e Tecnologia, foi “desenvolvido e testado com sucesso um protótipo, que funciona com o sistema de disparo também criado pela equipa de investigadores” daquele departamento.

“Este novo produto pode ser utilizado para iniciar diferentes tipos de componentes pirotécnicos”, adiantou a academia.

Citado na nota, o responsável pelo projeto na faculdade, Ricardo Mendes, esclareceu que a ideia é “desenvolver um iniciador mais sustentável e mais seguro, que não contenha substâncias consideradas explosivas, nem substâncias nocivas, e que possa ser manipulado com toda a segurança”.

“Na sua maioria, os iniciadores tradicionais são baseados em composições que contêm chumbo ou mercúrio, matérias que têm um impacto negativo no meio ambiente e são também classificadas como perigosas, devido ao elevado risco na sua manipulação e utilização”, referiu Ricardo Mendes, professor no Departamento de Engenharia Mecânica.

Segundo o investigador, a grande diferença na composição deste novo produto “é que, mesmo com uma iniciação em massa, não produz explosão, porque não produz gases”.

“Portanto, num incêndio, nunca haverá uma explosão”, precisou o docente, realçando que, “por oposição, os iniciadores tradicionais, que são compostos por outro tipo de substâncias que geram temperaturas altas, mas também gases, podem originar explosões suscetíveis de causarem danos significativos.

Já a investigadora da Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial Joana Quaresma, na mesma faculdade, referiu que, ainda que o objetivo esteja cumprido e o conceito provado, “há necessidade de dar continuidade ao projeto, que termina ainda este ano”, dado que “este novo iniciador vai exigir que os sistemas utilizados para a iniciação desses artefactos tenham mais energia, ou seja, terá de ser desenvolvido também um sistema de disparo compatível com este iniciador”.

A equipa de investigadores garantiu que este novo produto vai ter vantagens a nível ambiental, de segurança e económicas, pois “contém substância com menor impacto no meio ambiente, tem a potencialidade de ser reutilizável” e “o transporte, o armazenamento e a utilização serão mais seguros”, além de poder “evitar, no futuro, a importação deste tipo de produtos”.

No projeto, financiado pelo programa Portugal 2020, participam cinco investigadores do departamento, ligados à aquela associação e ao Laboratório de Energética e Detónica: Ricardo Mendes, Joana Quaresma, José Carlos Góis, Bianca Sterbling e João Pimenta.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.