Opinião: A junta devia instalar-se no Paço de Tavarede?

Posted by

SIM
A resposta, enquanto representante da FAP de Tavarede, não podia ser outra, pois trata-se de uma medida que apresentámos no nosso programa eleitoral. Em boa verdade, Tavarede e a Figueira da Foz entrelaçam-se de uma forma muito especial, tendo a freguesia sido concelho, com foral atribuído por D. Manuel I, em 9 de Maio de 1516.
Diz-nos a História que o Concelho de Tavarede perdurou até 1834. Portanto, Tavarede e Figueira da Foz devem andar de mãos dadas, percebendo que o desenvolvimento de uma é o desenvolvimento da outra.
Relativamente ao Paço, este simboliza a grandeza da freguesia. Foi classificado imóvel de interesse público e, apesar de cair em degradação, foi, em boa hora, restaurado. Actualmente, alberga diversos serviços camarários ao dispor do cidadão. Mas, o cidadão tavaredense merece ver no Paço a sua “casa”, o seu “canto” e o seu sentimento de pertença.
Ora, e a Junta de Freguesia não deve ser isso mesmo? A casa, o canto do freguês, a proximidade? Destarte, levar Tavarede ao Paço é devolver o Paço a Tavarede, ultrapassando o conceito meramente físico e procurando a maximização do bem-estar tavaredense.
Por fim, mas não menos importante, a passagem da Junta de Freguesia para o Paço de Tavarede, para além da dignidade que acarreta, liberta espaço, recursos e bens para outras finalidades que a própria freguesia, por mais histórica que seja, ainda carece. Permite pensar, reinventar e criar. Caberá a quem de direito estar à altura do histórico e prometedor desafio.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.