Mais de 20 concelhos de quatro distritos em perigo máximo de incêndio

Posted by
Spread the love

Vinte e três concelhos dos distritos de Faro, Portalegre, Castelo Branco e Santarém apresentam hoje um perigo máximo de incêndio rural, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Cerca de 50 outros concelhos de Faro, Beja, Lisboa, Coimbra, Leiria, Santarém, Viseu, Portalegre, Castelo Branco, Guarda, Aveiro, Vila Real e Bragança apresentam perigo muito elevado de incêndio.

O IPMA colocou ainda vários concelhos de todos os distritos do continente, exceto Porto e Viana do Castelo, em perigo elevado de incêndio.

O perigo de incêndio, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.

Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O Instituto prevê pelo menos até domingo um agravamento do risco de incêndio rural.

Desde o início do ano, as 2.591 ocorrências de fogo já afetaram 7.671 hectares de espaços rurais.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado, apresentando períodos de maior nebulosidade por nuvens altas nas regiões Norte e Centro, descida das temperaturas, em especial nas regiões do Norte e Centro e acentuado arrefecimento noturno.

Está também previsto vento fraco a moderado de norte/noroeste, soprando moderado a forte e com rajadas até 75 quilómetros por hora no litoral oeste, no barlavento algarvio e nas terras altas.

Por causa do vento forte, o IPMA colocou hoje os distritos de Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro sob aviso amarelo devido à previsão de vento forte entre as 12:00 de hoje e as 22:00 de sexta-feira.

Na quinta-feira, o aviso amarelo de vento forte estende-se aos distritos de Coimbra, Aveiro, Porto, Braga e Viana do Castelo.

O aviso para estes distritos vai estar em vigor entre as 12:00 de quinta-feira e as 22:00 de sexta-feira.

O IPMA prevê para hoje no continente temperaturas mínimas a oscilar entre os 6 graus Celsius (em Bragança) e os 17 (em Faro) e as máximas entre os 19 (na Guarda e no Porto) e os 31 (em Faro).

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.