12 atletas de Coimbra no Campeonato Nacional de Longa Distância de Triatlo

Posted by
Spread the love

Miro Cerqueira Photography

Depois das emoções da prova inaugural, em março, na ilha de Porto Santo, no arquipélago da Madeira, disputa-se hoje, em Caminha, a segunda prova do campeonato nacional de longa distância de triatlo. Coimbra vai estar representada com 12 atletas. A comitiva maior é a da AAC Multisport Triatlo, com 10 atletas masculinos e um feminino.

Ana Filipa Santos, Diogo Cacho, Eduardo Gonçalves, Filipe Canilho, Ivo Magalhães, Luís Carreira, Mauro Azevedo, Rui Melo, Rui Nunes, Rui Pedro Faísca e Sandro Touil, da AAC Multisport Triatlo, e Vasco Borges, da Escola de Atletismo de Coimbra/ AR Casaense, são os atletas de Coimbra. Na primeira, em Porto Santo (única para apurar o campeão nacional individual), a AAC teve dois vice-campeões nos Age Groups.

Esta competição, no Alto Minho, é um combinado exigente, que inclui uma prova de 1.900 metros de natação, uma etapa de ciclismo de 90 quilómetros, e a corrida final, de 20,5 quilómetros. O percurso aquático faz-se a uma única volta, com partida no final da marginal de Caminha, junto ao cruzamento para o parque de campismo e término no embarcadouro do posto náutico.

Na zona de transição (junto ao estacionamento do ferry), tem início a prova de ciclismo. São três voltas a um circuito de cerca de 30 quilómetros, pela EN 13, entre o nó de acesso à A28, antes de Cerveira, a nordeste, e Moledo, a sudoeste. A corrida, na cidade, tem quatro voltas e chegada ao Largo Conselheiro Silva Torres.

Em Caminha, a AAC Multisport Triatlo também participa na prova “aberta”, com os atletas Nuno Simões e Cátia Gonçalves. As distâncias a percorrer são standard: 1.400 metros de natação, 44 Km de ciclismo e 10.550 metros de corrida.

Por seu turno, amanhã, domingo, em Altura (Algarve), o atleta da AAC Pedro Grândola participa no Triatlo Sprint de Altura (prova do Campeonato do Algarve e Baixo Alentejo).

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.