Oliveira do Hospital recebe polo da Bienal Internacional de Artes de Gaia

Posted by
Spread the love

DR

O concelho de Oliveira do Hospital vai receber um polo da 5.ª Bienal Internacional de Artes de Gaia, com obras de três dezenas de artistas e exposições, anunciou hoje aquela autarquia.

De acordo com a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, o polo da 5.ª Bienal Internacional de Artes de Gaia ficará localizado no Centro Comunitário de Lagares da Beira, de 22 de abril a 02 de julho.

“O polo de Oliveira do Hospital da 5.ª Bienal Internacional de Artes de Gaia 2023 reúne obras de 32 artistas convidados. A maioria são de nacionalidade portuguesa, quatro artistas europeus e uma artista da América do Sul”, destaca.

Numa nota de imprensa enviada à agência Lusa, o Câmara informa que a inauguração do polo terá lugar na tarde de sábado, pelas 16:00, contando com a presença de artistas com trabalhos expostos entre abril e julho.

Em questões formais e estéticas, o polo de Oliveira do Hospital da Bienal de Gaia vai reunir “obras de caráter abstrato e figurativo, em diferentes níveis de realismo e abordagens próximas do hiper-realismo e expressionistas, inclusive na escultura”.

“A pintura a acrílico e a técnica mista são as técnicas com maior representação, numa diversidade de meios riscadores no desenho, aguarela e gravura. Na escultura, há lugar para o bronze tradicional, escultura com objetos e uma ‘escultura sonora’”, acrescenta.

“A organização escolheu este concelho para receber um polo da Bienal “por questões geográficas, uma vez que está situado no centro do país, faz fronteira com cinco concelhos e tem ligação a três distritos”, sublinha a autarquia de Oliveira do Hospital.

Já a escolha do Centro Comunitário de Lagares da Beira para acolher o certame “nasceu de uma visão conjunta de descentralização, partilhada entre o Município e a curadoria da Bienal”.

“Vai ser mostrada a arte como elemento integrante de um meio pacato como o de Oliveira do Hospital, onde os ritmos de trabalho ainda permanecem ligados à Natureza e a tradição continua a ser determinante, ao mesmo tempo que se procuram novas perspetivas, horizontes mais largos e a criação de marcas locais com posição nacional”, conclui.

A 5.ª edição da Bienal Internacional de Arte Gaia arrancou a 08 de abril e prolonga-se até 08 de julho, levando à Quinta da Fiação, em Lever, 20 exposições que reúnem mais de 300 artistas de várias nacionalidades “para agitar consciências numa ‘Bienal de Causas’, que este ano homenageia Carlos Carreiro e João Jacinto”.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.