Os concelhos de Miranda do Corvo e de Cantanhede manifestaram o seu interesse em integrar uma futura empresa intermunicipal cuja criação é defendida pela Águas de Coimbra, afirmou hoje o presidente daquela entidade.
A empresa municipal Águas de Coimbra (AC) já tinha manifestado em outubro de 2022 a sua vontade de criar uma empresa intermunicipal, revelando, na altura, o início de contactos com os municípios vizinhos de Condeixa-a-Nova e Mealhada.
Hoje, o presidente da AC, Alfeu Sá Marques afirmou que Mirando do Corvo e Cantanhede também já manifestaram o seu interesse “em aderir a um sistema desses”.
O anúncio foi feito durante a reunião do executivo da Câmara de Coimbra, que decorre hoje, quando o presidente da empresa municipal falava dos resultados da Águas de Coimbra em 2022.
No final, em declarações aos jornalistas, Alfeu Sá Marques salientou que o processo de criação de uma empresa intermunicipal está “a ser tratado e analisado”.
“Tudo o que seja para aumentar a escala é bem-vindo”, frisou.
Segundo o responsável, a empresa municipal espera ter antes do final do ano “as linhas orientadoras” para a criação da tal empresa intermunicipal.
Durante a apresentação do Relatório e Contas de 2022, Alfeu Sá Marques realçou que houve uma redução de gastos de cerca de 15% e um aumento de rendimentos em mais de 17%, tendo passado de um resultado líquido negativo de 1,2 milhões de euros em 2021 para um resultado positivo de 2,1 milhões no ano transato.
O responsável realçou ainda que a Águas de Coimbra melhorou todos os indicadores da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR).